Lista ABC Farma - como atualizar o preço dos medicamentos na farmácia

Lista ABC Farma: como atualizar o preço dos medicamentos na farmácia

Com mais de 60 anos de trajetória no mercado de medicamentos brasileiro, a ABC Farma está presente em inúmeros estabelecimentos farmacêuticos por todo país. A tradicional Lista ABC Farma é muito consultada no balcão da farmácia na hora da atualização do preço.

Mas o que muitos proprietários de farmácias e drogarias não sabem é que a ABC Farma vai muito além de uma simples revista de preço! Ela também oferece uma série de benefícios para os seus associados.

Então, para você esclarecer as principais dúvidas sobre o que é ABC Farma, como consultar reajuste do preço de medicamento na Lista ABC Farma e quais os benefícios que essa associação traz para sua loja, preparamos esse artigo. Confira!  

INOVAFARMA - app de entregas

Achamos que você também deve ler:

>>  Saiba como consultar a tabela atualizada dos preços dos medicamentos

>> Guia Completo da gestão financeira para farmácias e drogarias

>> 10 dicas de como atualizar preço de medicamento na farmácia

O que é ABC Farma?

ABC Farma é a Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico que não possui fins lucrativos, isto é, não tem o objetivo de lucrar. Se trata de uma entidade civil, que foi constituída na capital do Rio de Janeiro na data de 30 de outubro de 1959. Ela tem o objetivo de:

  • promover a prática de estudos,
  • coordenar a categoria do comércio de medicamentos;
  • prestar informações sobre o mercado farmacêutico;
  • orientar e prestar assistência jurídica às farmácias associadas.

Missão

“Defender os interesses de empresas e empreendedores do comércio farmacêutico de qualquer porte em benefício da saúde da população e atender às necessidades de nossos associados, através de informações atualizadas, além de qualidade e eficiência na prestação de serviços.”

Visão da associação

“Ser a entidade líder na representação dos direitos e deveres do comércio farmacêutico, constituindo-se na mais confiável e segura fonte de consultas para nossos associados.”

Valores praticados

“Comprometimento, respeito, ética e transparência.”

Propósito da associação

“Representar e fortalecer o comércio farmacêutico, desde a indústria até o consumidor final.”

Quais os benefícios da ABC Farma para a farmácia associada?

Abaixo listamos os principais benefícios que toda farmácia e drogaria possui ao se associar à ABC Farma. Você pode solicitar uma melhor explicação de todos esses benefícios entrando em contato com a associação pelo telefone: (11) 3223-8677.

  • a farmácia associada pode consultar Lista ABC Farma com o preço atualizado;
  • tem acesso ao banco de dados com preços dos medicamentos;
  • inserção em ações jurídicas coletivos em defesa ao varejo farmacêutico;
  • farmácia é inclusa no quadro de associados e recebe uma declaração;
  • possui acesso exclusivo sobre andamentos de projetos de leis no congresso;
  • prestação de assessoria para farmácia nas áreas sanitária, do trabalho e regulatória;
  • recebe mensalmente a versão impressa da Revista ABC Farma.

Como a farmácia pode se associar à ABC Farma?

O passo a passo para ser associado é muito simples. Basta que a farmácia acesse o endereço www.portal.abcfarma.org.br e navegue até a opção “Quero associar-me!”

Em seguida informe o número CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, do seu estabelecimento farmacêutico. Por fim, clique sobre o botão “Avançar”.

Lista ABC Farma - passo a passo para associar

Na tela seguinte serão solicitados o preenchimento de uma série de informações da sua farmácia. Faça o preenchimento prestando bastante atenção nos dados fornecidos. Após digitar as informações cadastrais, marque a opção “Estou de acordo com os Termos do associados”. Para prosseguir, clique em “Avançar”.

Lista ABC Farma - como ser um associado

Na próxima tela será solicitado que a farmácia faça a escolha das opções de contribuição para a Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico para ter acesso aos benefícios de associado. Clique sobre a opção mais conveniente para sua loja. Faça a impressão do boleto bancário.

Após a confirmação do pagamento sua farmácia passará a ser associada. Isso geralmente pode levar até 24 horas úteis.  

eBook aumentar vendas

Onde fica a ABC Farma?

A sede da associação fica localizada na cidade de São Paulo/SP na Rua Santa Isabel, número 160 no 5º andar CJ 51, Bairro Vila Buarque, CEP 01221-010.

ABC Farma telefone de contato

A farmácia pode entrar em contato pelo seguinte telefone: (11) 3223-8677. Se preferir, você também pode iniciar uma conversa com o atendente no site oficial, por meio do endereço eletrônico: www.site.abcfarma.org.br.

Caso você queria endereçar uma mensagem pelo correio eletrônico, basta enviar o e-mail para saa@abcfarma.org.br com suas dúvidas ou mesmo sugestões (se você já for um estabelecimento associado).

O que é Revista ABC Farma?

A revista ABC Farma é um periódico lançado mensalmente em todo território nacional. A revista oferece às farmácias e drogarias associadas o seguinte conteúdo editorial sobre o mercado e varejo farmacêutico:

  • matérias e informações sobre o setor;
  • entrevistas com autoridades na área;
  • notícias, publicações e informativos especiais;
  • fonte segura para consulta de preço na Lista ABC Farma;
  • reportagens com temática sobre saúde;
  • anexos com lista completa de medicamentos genéricos;
  • colunas e matérias com os melhores consultores do país.
Ebook - Controle Caixa de Farmácia

O que é Revista de Preço ABC Farma?

A ABC Farma também traz o caderno com a Lista ABC Farma referente à atualização dos preços dos medicamentos, que pode ser consultada no balcão da farmácia pelos consumidores e pela própria farmácia na hora de fazer a venda ou precificação dos produtos.

Como consultar a Lista ABC Farma 2022?

A Lista ABC Farma oferece ampla e completa atualização dos preços dos medicamentos vendidos no Brasil pelas farmácias e drogarias. É possível consultar o Preço de Fábrica e o PMC (Preço Máximo ao Consumidor) dos medicamentos genéricos, similares e éticos na Lista ABC Farma.  

Para fazer a pesquisa do preço do medicamento acesse o endereço: www.portal.abcfarma.org.br/consultagratuita.  

Nessa página você pode localizar o preço dos medicamentos através do:

  • nome do laboratório farmacêutico;
  • nome do medicamento ou princípio ativo;
  • códigos de barras do produto (EAN);
  • registro do medicamento na ANVISA.

Vale lembrar que não é permitido realizar consultas na Lista ABC Farma de forma gratuita, é preciso fazer o login da farmácia associada para continuar com as pesquisas de preços.

Como funciona a atualização de preço de medicamento?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) por meio da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, a CMED, realiza o monitoramento do preço que as farmácias e drogarias praticam na venda de medicamentos.

Ou seja, as farmácias e drogarias não podem simplesmente vender medicamentos a qualquer preço que julgarem adequado, elas devem seguir o Preço Máximo ao Consumidor (PMC).

O PMC é calculado através dos custos de importação, produção, distribuição e também já é considerado a margem de lucro e os impostos incidentes. A CMED disponibiliza mensalmente uma listagem com todos os preços máximos que podem ser praticados pelo varejo farmacêutico. Porém, as mudanças mais significativas ocorrem anualmente, próximas ao final de março e começo de abril.

Ou seja, se a farmácia utilizar a lista de preço publicada pela CMED, todos os produtos vão ficar com o Preço Máximo ao Consumidor. Isso significa que a farmácia não poderá, em hipótese alguma, vender acima do PMC.

A venda de medicamentos com preços superiores ao publicados pela CMED configura infração às normas de regulação e resulta na aplicação de multas aos infratores.

Agora se a farmácia deseja praticar o preço mercadológico dos medicamentos, o recomendado é consultar a Lista ABC Farma. A Lista ABC Farma é uma das principais publicações usadas para fazer a atualização de preços nas farmácias e drogarias, justamente por oferecer um preço que está sendo praticado, dentro do PMC fixado pela CMED.

Como consultar a Revista de Preço ABC Farma?

Para as farmácias que já são associadas, a Lista ABC Farma é enviada junto com a Revista de Preço para o endereço do estabelecimento informado no cadastro do associado. Também é possível que o próprio associado faça o download da Lista ABC Farma com os preços para o seu computador, através do portal do associado.  

Como deixar o preço dos medicamentos sempre atualizado?

Para as farmácias e drogarias que desejam fazer a atualização do preço de todos os medicamentos conforme a Lista ABC Farma, basta que o sistema usado na farmácia seja integrado e tenha a opção de Lista ABC Farma. Dessa forma, em poucos cliques, os itens são automaticamente atualizados pelo software da farmácia.

Clientes do sistema InovaFarma tem disponível a ferramenta de atualização automática de preços, e além da Revista ABC Farma, também podem escolher entre outras listas para fazer a atualização dos preços, como por exemplo:

  • CMED;
  • Santa Cruz;
  • Unitex;
  • Lista ABC Farma; e
  • Atualização Manual.
Atualização de preço com Lista ABC Farma
Atualização automática de preço com Lista ABC Farma

Conclusão

Diante do exposto esperamos que você tenha sanado as principais dúvidas sobre a ABC Farma. Como deu pra notar, ela vai muito além de uma Lista de Preço.

E falando sobre Lista ABC Farma, você também deve ter percebido como é fundamental contar com um bom sistema capaz de fazer a atualização de todos os itens do estoque por meio de poucos cliques, não é verdade?  

E se você quer atualizar o preço de todos os seus medicamentos com a Lista ABC Farma 2022, de forma rápida e automática, conte com a gente!   

Peça agora sua demonstração gratuita e fale agora mesmo com o especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia fazer a atualização automática do preço com a Lista ABC Farma 2022.  Se preferir, chame no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais para ter sempre dicas e conteúdos sobre o varejo farmacêutico! Curta nossa página do Facebook, siga nosso Instagram e se inscreva no canal do YouTube!

peça agora sua demonstração gratuita do INOVAFARMA