Você costuma se perguntar em como melhorar as vendas na farmácia? Dentre as diversas possibilidades de ações, o Blog do InovaFarma listou as principais maneiras de você aumentar as vendas da loja.
Confira agora mesmo quais são as ações de como melhorar as vendas na farmácia e drogaria!
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O que você quer ler primeiro?
Como melhorar as vendas na farmácia
Veja a seguir as dicas de ações para aumentar as vendas na sua farmácia:
Expandir a atuação no mercado
Para isso, você precisa usar algum tipo de segmentação de mercado, como por exemplo:
Geográfica:
A expansão geográfica é quando a farmácia decide vender para pessoas de outros bairros e cidades, ou mesmo novos canais de venda como: internet (e-commerce), celular (aplicativo de delivery) ou ligação direta para o consumidor.
Faça a seguinte pergunta: atualmente na farmácia, quais são os canais de vendas? Em deles ainda não estou vendendo?
Demográfica:
Já na expansão demográfica de vendas, como melhorar as vendas na farmácia pode acontecer quando a loja decide vender os produtos para outros públicos alvo, com características distintas do público atual.
Por exemplo: a farmácia pode reformular o mix de produtos para atender um público de maior renda, que tenha maior grau de instrução; ou focar em pessoas do sexo feminino ou masculino.
Verifique qual o público alvo que sua farmácia atualmente costuma atender e analise se existe espaço para expandir e conquistar outros públicos.
Psicográfica:
A expansão psicográfica está relacionada com atributos psicológicos dos clientes, ou seja, quais clientes costumam comprar na minha farmácia: conservadores, arrojados ou outros?
É importante identificar a persona psicográfica do cliente, pois tudo dependerá disso. Por exemplo: o atendimento para um cliente mais conservador será diferente de um cliente mais liberal.
Até mesmo as campanhas de marketing precisam ser ajustadas para chamar a atenção de cada tipo de cliente.
Na sua loja, você sabe qual o perfil psicográfico de cliente que costuma comprar? Existe algum outro perfil na região que pode ser explorado pela farmácia?
Aumentar a participação de mercado
Basicamente existem duas formas de como melhorar as vendas na farmácia através da participação de mercado:
- Tirando clientes da concorrência; e
- Parando de perder clientes para a concorrência.
Quem são os concorrentes da sua farmácia?
De forma popular, concorrente é conhecido como qualquer empresa com a qual o cliente compara sua loja.
Quando falamos em concorrente, lembramos de empresas do mesmo segmento que a nossa. Ou seja, a farmácia do vizinho é meu concorrente. Mas será mesmo?
No mundo altamente globalizado, concorrente tomou outro sentido. Hoje, praticamente qualquer empresa pode ser um potencial concorrente de sua farmácia.
O supermercado vende muitos itens do mix de uma farmácia, como perfumaria, higiene, cosméticos, etc. Uma loja do Boticário também é um concorrente da sua loja. O site que vende medicamentos também é seu concorrente.
Indo mais além, um cliente insatisfeito pode ser o seu maior concorrente. A falta de investimento em marketing, visão estratégica dos negócios, também podem ser um dos seus concorrentes.
Então podemos dizer que concorrente é:
Algo ou alguém que faz o nosso trabalho igual ou melhor, ou ainda alguém que pode substituir a necessidade do seu produto ou serviço.
Logo, qualquer um pode ser concorrente. Até mesmo as nossas próprias atitudes.
Agora pare e pense: Quem ou quais são os principais concorrentes da sua farmácia?
Concorrentes internos:
- Falta de processos;
- Ausência de gestão;
- Mau atendimento;
- Falta de sistema adequado;
- Falta de treinamento.
Concorrentes externos:
- Farmácias ao redor (empresas do mesmo segmento);
- Canais de vendas (e-commerce, aplicativos);
- Empresas que vendem produtos similares (outros segmentos)
Depois, reflita: O que estou fazendo para ser melhor do que eles?
Na maioria dos casos, não é necessário que a farmácia se molde conforme os concorrentes.
A estratégia de como melhorar as vendas na farmácia está em oferecer o que o concorrente não oferece, isto é, ter um diferencial competitivo no mercado.
Qual é o diferencial da sua farmácia?
Aumentar a frequência de compra
Fazer com que seus clientes voltem e comprem mais vezes é, sem dúvida, uma das estratégias de como melhorar as vendas na farmácia.
Porém, isso, implica em entender o ciclo de compras do cliente e tentar se antecipar a ele na próxima compra.
Uma das melhores formas para personalizar as ofertas para cada cliente é utilizar programas de Cashback, em que o próprio sistema analisa o histórico de compra do cliente, gerando ofertas para cada cliente, em forma de desconto.
Aumentar o valor médio de compra
Fazer com que os clientes gastem mais, em média, quando compram na farmácia é uma das formas de como melhorar as vendas na farmácia.
As estratégias de Cross Selling (conhecida como venda casada) e Up Selling (vender outros produtos mais caros) são a recomendação.
O Blog do InovaFarma já explicou e listou várias dicas de Cross Selling e Up Selling para fazer na farmácia. Acesse o artigo e confira!
Saber dar desconto
Nada mais eficaz em como melhorar as vendas na farmácia do que a farmácia fazer um grande aviso de promoção na fachada. Os descontos são ótimos chamarizes para novos clientes.
Por outro lado, dar descontos desenfreados pode ter um efeito bem negativo na farmácia. Além de correr o risco de desvalorizar sua marca, tem o perigo de que suas margens de lucro caiam muito.
Como não dá para abrir mão do artifício do desconto, confira as seguintes dicas:
Limite os Descontos
Não dê descontos muito frequentes nem os mantenha por muito tempo. Eles podem “viciar” o consumidor. Quando isso acontece, o consumidor só compra na loja quando existe algum desconto, ou seja, fica “mal” acostumado.
Descontos Reais
Se for usar a estratégia do desconto em como melhorar as vendas na farmácia, então pratique o desconto verdadeiro. Nada de inflacionar o preço real do produto para que o desconto seja artificial. C
Caso o cliente perceba, e ele vai perceber, sua farmácia ficará com má fama, despertando a insatisfação em que já comprou na sua loja.
Evite os cifrões R$
No livro Brainfluence – 100 Ways to Persuade and Convince Consumers with Neuromarketing, do autor Roger Dooley, é mostrado um estudo em um restaurante em que clientes tendem a ser mais conscientes do preço quando cifrões aparecem ao lado dos preços nos menus.
Quando haviam apenas os dígitos dos números, ou seja, nenhum símbolo de dinheiro e pontos decimais, as vendas cresceram. A explicação é a seguinte:
“Quando as pessoas veem um símbolo de moeda como um cifrão ou casas decimais, isso ativa uma parte do cérebro que às vezes pode ajudar o comerciante, mas muitas vezes não”.
Dica: Em promoções ou ofertas, faça o experimento na sua farmácia, tire os cifrões e verifique o número de vendas em relação às campanhas com cifrões.
Proporcione um bom ambiente de compras
Usar o apelo sensorial também pode ajudar em como melhorar as vendas na farmácia.
A dica é deixar a farmácia com aromas agradáveis, mesmo que os produtos não tenham, naturalmente, um cheiro. Use borrifadores ou similares.
E não se esqueça da música, que também pode afetar as decisões de compra dos clientes.
Um teste, apontado no livro de Roger Dooley, por exemplo, mostrou que quando uma loja de vinhos tocava música francesa ou alemã, aumentava as vendas de vinhos daquele país.
Na farmácia, você pode usar a Rádio Indoor para estimular as compras.
Ouça e responda o cliente
Ninguém gosta de ser ignorado, por isso, sempre ouça o que o cliente tem a dizer em relação à sua farmácia. E mais do que ouvir, dê um feedback!
Nem sempre o cliente tem razão, porém, é essencial ouvir suas críticas, sugestões e elogios.
Então, tire um minuto para verificar o que foi dito pelos clientes. Em seguida, analise o que vale a pena ser implementado na loja e ser faz sentido em como melhorar as vendas na farmácia.
Conte uma boa história ao cliente
Já é comprovado que as pessoas prestem atenção mais atenção nos vendedores que contam boas histórias. E isso pode ser usado em como melhorar as vendas na farmácia.
Veja, nossos cérebros estão conectados para processar histórias de uma maneira mais engajada. Logo, ao treinar os colaboradores da farmácia para atender, instrua-os a conversar mais com o cliente.
Por exemplo: Ao invés de citar estudos estatísticos sobre a importância do consumo de vitaminas para melhorar a saúde, o atendente pode contar uma história de como o uso da vitamina fez a diferença para um de seus conhecidos.
A dica é transformar fatos e informações em um formato de história. A história, quando bem contada, pode envolver os clientes em um nível mais profundo, o que também aumenta o marketing boca a boca (o cliente sai falando bem da farmácia).
Conclusão
Como você notou, são inúmeras estratégias de como melhorar as vendas na farmácia que podem ser usadas em sua loja. Contudo, cada uma delas dever analisada antes de ser colocada em prática, buscando adaptar para sua realidade.
Além dessas ações de como melhorar as vendas na farmácia, você precisa contar com um bom sistema de automação e gestão. E nisso podemos te ajudar!
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