fbpx

Guia PBM: Programas de Descontos em Medicamentos

Confira o Guia PBM – Programas de Descontos em Medicamentos com as principais dúvidas respondidas para sua farmácia aproveitar essa ótima estratégia de vendas! Confira.

O que é um PBM?

O Programa de Benefício em Medicamentos (PBM) surgiu no mercado norte-americano em meados dos anos 1980. Estima-se que já tenha beneficiado cerca de 200 milhões de pessoas. No Brasil, esse tipo de programa só começou a aparecer na década de 1990.

Apesar do PBM ter se popularizado entre as farmácias e drogarias, oferecendo aos consumidores os descontos, ainda está muito longe de atingir uma parcela significativa para uma população de 210 milhões de brasileiros. É um mercado que ainda possui muitas oportunidades.

Como funciona o PBM?

O funcionamento do PBM é muito semelhante aos Convênios de Saúde que as empresas privadas oferecem aos seus colaboradores. As empresas contratam outras empresas que fazem a intermediação com a indústria farmacêutica. Existem casos que a própria indústria negocia os descontos com a empresa.

Recomendado para você:

>> #13 dúvidas respondidas que você não sabia sobre o site SNGPC!

>> Segurança Digital: 3 ações que você precisar fazer agora mesmo na sua farmácia!

>> Formação de preço: reunimos tudo de mais importante que você realmente precisa saber!

Mediante um valor que a empresa privada repassa, o PBM é oferecido aos colaboradores. Basicamente existem dois modelos de PBM que as empresas costumam oferecer:

  • Desconto em folha salarial; ou
  • Pagamento de subsídios ao laboratório para baratear a produção do medicamento.

Após a escolha da modalidade do PBM, cada colaborador conveniado começa a ter descontos em uma série de medicamentos. Para ter acesso aos descontos, o colaborador recebe um cartão. Esse cartão deve ser utilizado nas farmácias credenciadas pelo PBM.

A farmácia que deseja vender medicamentos para o PBM do cliente deve ser credenciada e ter instalado e configurado no sistema a comunicação com o PBM.  Para facilitar o entendimento, acompanhe o infográfico:

Guia PBM: Principais Programas de Benefícios em Medicamentos

  1. Transaction Centre (TRN);
  2. Vidalink;
  3. E-Pharma;
  4. Orizon;
  5. Pharmalink;
  6. Funcional Card;
  7. Pec Febrafar;
  8. Object Pro; e
  9. Farmácia Popular.

Juntos, esses PBMs abrangem descontos para mais de 3.000 medicamentos. Confira o Guia PBM das principais empresas do mercado:

1. Portal da Drogaria – Transaction Centre (TRN)

Guia PBM - Portal da Drogaria trn centre

O primeiro programa do Guia PBM é o Transation Centre – Portal da Drogaria, sendo o PBM oferecido pela empresa SevenPDV pertencente ao Grupo InterPlayers, presente em 33 mil farmácias nos 3.800 municípios brasileiros.

Abaixo você confere a lista de empresas conveniadas com o PBM Transation Centre (TRN):

EmpresaNome do Benefício / Cartão
AchéCuidados pela Vida
AlconVale Mais Visão
AllerganViver +
AstraZenecaFaz Bem
BayerBayer para Você
BiolabSaúde em Evolução
BiommBiomm Mais Saúde
Boehringer IngelheimSaúde Fácil
DanoneDanone e Você
EMSEMS Saúde
ExeltisMulher e Gestação
FQMConsciência pela Vida
GermedSIGA
HyperaMantecorp Saúde
LillyLilly Melhor para Você
LupinLupin
Mead JohnsonPrograma Enfagrow
Mead JohnsonPrograma Vantagem SustageN
NestleExperimente Nutren
NovartisVale Mais Saúde
PfizerMais Pfizer
PGPampers
ProcterOral B
SandozVale Mais Saúde
SevierSempre Cuidando
TheraskinPrograma Theraskin
TorrentLongevidade
UCBCompromisso Saúde
Guia PBM – Empresas conveniadas com o Transation Centre

As farmácias e drogarias podem solicitar o credenciamento ao PBM através do portal PBM

>> Portal Drogaria TRN

Para os estabelecimentos que já são credenciados, podem consultar o manual que instrui sobre o funcionamento do programa TRN.

> > Manual do Portal da Drogaria

2. Pharmalink

Guia PBM - Pharma link

O segundo da lista do Guia PBM é o Pharmalink. Você sabe o que é Pharmalink? Pharma Link Network Management também é um PBM da empresa Seven PDV do Grupo InterPlayers. Estando a mais de 10 anos no mercado, o Pharmalink está presente em 90% de todas as cidades do Brasil.

Disponibiliza uma série de desconto em medicamentos para 60 mil farmácias e drogarias por todo o país. Através do autorizador Pharmasystem os consumidores conveniados podem ter acesso aos benefícios.

>> Lista das empresas do PBM Pharmalink

As farmácias e drogarias que ainda não possuem credenciamento junto ao Pharmalik podem solicitar o acesso ao PBM manifestando interesse junto à própria indústria farmacêutica.

Para maiores informações acesse o Portal do PBM Pharmalink ou envie e-mail para pharmalink@pharmalinkonline.com.br

Se preferir, entre em contato via telefone +55 (11) 5694 4800

3. Vidalink?

Guia PBM - Vida link

O que é Vidalink? O Plano de Bem-Estar Vida link contempla subsídios a partir de 50% no valor dos medicamentos para os conveniados. São cerca de 23 mil farmácias credenciadas no Vidalink.

Teste - Abrir ou comprar farmácia

O PBM têm uma série de medicamentos que são cobertos com os descontos, representando 95% de cobertura das doenças.

>> Lista com os medicamentos que fazem parte do PBM Vidalink

Para mais informações sobre o credenciamento da farmácia, o PBM disponibiliza o telefone Vida Link (11) 4225-9097.

Também é possível contatar por e-mail através do relacionamento.varejo@vidalink.com.br

4. Epharma

Guia PBM - e pharma

O E-Pharma foi lançado no Brasil no ano 2000 e logo se popularizou entre as farmácias e drogarias. É um dos PBMs mais conhecidos do mercado de varejo farmacêutico. Em 2010 o PBM E-Pharma chegou ao número de 10 mil farmácias credenciadas pelo Brasil.

Seu modelo de autorização bem sucedido foi utilizado pelo governo no desenvolvimento do Programa Aqui Tem Farmácia Popular.

A farmácia pode entrar em contato com o PBM E-Pharma telefone (11)4689-8686

>> Portal do PBM E-Pharma

>> Credenciamento PBM E-Pharma Cadastro

5. Orizon

Guia PBM - Orizon

A Orizon está com mais 10 anos no mercado de PBMs, atende uma lista com cerca de 3 mil medicamentos. Os descontos podem chegar até 60% do valor. O PBM Orizon atende 7 milhões de pessoas conveniadas por todo o Brasil. 

Para informações sobre credenciamento, a Orizon fornece o telefone (11)4932-5105 e o e-mail comercial@orizon.com.br

>> Portal do PBM Orizon

6. Funcional Card

Guia PBM - Funcional Card

A Funcional Health Tech possui 18 anos na área de saúde com cobertura ampla de desconto nos medicamentos e produtos do varejo farmacêutico. A farmácia pode ligar para o número (11)2198-4451 para ter maiores informações sobre como fazer o credenciamento no PBM.

>> Novo Autorizador Funciona Card

7. PEC Febrafar

Guia PBM - Pec Febrafar

O PEC (Programa de Estratégias Competitivas) é o PBM da FEBRAFAR (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias).

São 57 redes de farmácias e drogarias, com estabelecimentos nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. As mais de 10 mil lojas integradas às redes associadas da FEBRAFAR estão presentes em 2.900 cidades do Brasil.

Para informações de credenciamento na rede FEBRAFAR ligue para (11)3285-3494

>> Portal do PBM Pec Febrafar

8. Object Pro

Object Pro

O Programa de Relacionamento Contínuo do Object Pro oferece vantagens para a fidelização dos clientes, disponibilizando aos seus associados descontos na compra de determinados medicamentos.

O Object Pro é semelhante aos PBMs convencionais, sendo utilizado para fidelizar clientes através de um programa de descontos contínuo. Para conhecer os benefícios e se credenciar ao Object Pro, a farmácia pode entrar em contato pelo telefone (31)99114-3312.

>> Portal do PBM Object Pro

>> Como fazer vendas pelo Object Pro

9. Guia PBM: Farmácia Popular

Farmácia Popular

Pensando nas pessoas que não possuem a oportunidade de participar dos benefícios particulares, o governo federal criou por meio da Lei 10.858/04, o programa Aqui Tem Farmácia Popular.

Nesse programa são oferecidos cerca de 112 medicamentos a preço de custo, gerando um desconto de 90% ao consumidor. Alguns medicamentos são oferecidos totalmente de graça.

No começo do programa, somente unidades próprias do governo, administrados pela Fundação Oswaldo Cruz eram credenciadas para disponibilizar o acesso aos medicamentos populares.

Em 2006, o programa foi ampliado através de parcerias com as farmácias da rede privada, sendo identificadas através da frase: “Aqui tem Farmácia Popular”.

Para adquirir o medicamento, a pessoa deve apresentar um documento com foto que conste o número do CPF junto com a receita médica em uma farmácia ou drogaria credenciada.  

Como vender medicamentos pelo PBM?

Para cada programa do Guia PBM a farmácia precisa ter o seu credenciamento. Em seguida é necessário que a farmácia tenha um sistema de automação e gestão homologado junto com os PBMs, ou seja, pronto para fazer as vendas.  

Conclusão

Quem precisa de tratamento contínuo, sabe o quanto pesa no orçamento doméstico o preço dos medicamentos. Por isso o Guia PBM – Programas de Benefícios são tão importantes para a população.

Para as farmácias, também é muito vantajoso, além de aumentar o giro das vendas, podem oferecer outros produtos e engordar os lucros. Mas para começar a fazer vendas pelos PBMs é preciso de um sistema de farmácia que esteja homologado e integrado.     

E nisso podemos te ajudar! Peça agora sua demonstração gratuita! Ou então preencha o formulário nessa página e fale agora mesmo com o especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia. Se preferir, chame no whatsapp!

Gostou do Guia PBM? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Facebook! Lá você encontra muito mais conteúdo sobre gestão e varejo farmacêutico. Garanto que você vai aproveitar muita coisa!

Deixe um comentário

Compartilhar
Compartilhar
Twittar
Pin