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Por que é importante reconhecer o trabalho do colaborador na farmácia?

27 de setembro de 2019
Uma empresa é feita por pessoas, e pessoas têm a necessidade de serem reconhecidas. O trabalho na farmácia é de longe uma das atividades que mais exigem dos colaboradores. Lidar com pressões diárias em busca de metas de vendas, orientar de forma correta a dispensação de medicamentos, afetar a saúde da população, são responsabilidades importantes....
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Uma empresa é feita por pessoas, e pessoas têm a necessidade de serem reconhecidas. O trabalho na farmácia é de longe uma das atividades que mais exigem dos colaboradores. Lidar com pressões diárias em busca de metas de vendas, orientar de forma correta a dispensação de medicamentos, afetar a saúde da população, são responsabilidades importantes.

O gestor que reconhece os colaboradores está promovendo a valorização dessas pessoas, e isso retém muitos talentos na farmácia. Ter um programa de treinamento e reconhecer aqueles colaboradores que colocam em prática as teorias aprendidas, é algo que contribui para maior lucratividade.

 

Indo mais além, o reconhecimento profissional é tão poderoso que melhora o clima organizacional, faz com que o desempenho nas atividades do dia a dia aumente, eleva a qualidade do atendimento ao cliente, enfim… Isso são apenas alguns das consequências positivas para a farmácia. Quer entender melhor esse assunto? Continue com a leitura!

 

Leia também: 3 bons motivos para sua farmácia investir na formação do colaborador!

 

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Nem sempre aumento de salário resolve problemas…

Você pensa que engordando um pouco a conta bancária dos seus colaboradores já é suficiente para eles desempenharem um bom trabalho? Em raras situações isso até pode ter um efeito positivo a curto prazo. Porém você vai estar trilhando um perigoso caminho sem volta: seus colaboradores vão associar que o trabalho bem feito só é necessário quando houver recompensa financeira.

Já entendeu onde quero chegar? Essa “bola de neve” não vai ter fim. O cenário será esse: de tempos em tempos os colaboradores vão te pedir aumento, alegando que estão fazendo um bom trabalho. Ou pior: o que a farmácia paga não é suficiente para eles fazerem um bom trabalho. Chega um momento que fica inviável para a farmácia aumentar mais o salário proporcionalmente com as receitas.

 

Não estou dizendo que você não deve pagar bem seus colaboradores, longe disso. Mas existem muitas outras formas de valorizar um bom trabalho, além do dinheiro. Se você é gestor ou dono de farmácia, então coloque na sua mente:

 

Expressar seu contentamento com o trabalho dos colaboradores é tão valioso quanto o pagamento de uma comissão financeira.

 

Por que a farmácia deve reconhecer um bom trabalho?

Já tentou fazer algo frustrado? Pois é, então não permita que seu colaborador se sinta dessa maneira. Só porque você é o dono ou gerente não quer dizer que possa usar sua autoridade para “forçar” a realização de uma tarefa. Tampouco tenha que ser deselegante para ordenar uma atividade. Isso ocorre frequentemente na sua farmácia? Então o problema pode estar na sua forma de gerir a equipe, ou o colaborador não tem o perfil adequado para desempenhar a função.

É sempre bom alertar: críticas sempre no particular, nunca na frente dos demais colaboradores. E tome muita cautela na forma de se expressar com a pessoa, pois a partir dessa conversa o colaborador poderá melhorar ou declinar de vez. E ainda pior, em casos extremos, partir para processos trabalhistas, alegando falta de decoro e conduta ilegal do empregador.

 

Quero que você entenda: quando acontece um erro operacional, é comum o gestor analisar a situação junto com o responsável pela falha e apontar as melhorias que devem ocorrer. Porém, ao mesmo tempo que isso faz parte das críticas construtivas, quando alguém do seu time faz algo muito bem feito, é nessa hora que deve existir o elogio.

Não desperdice a oportunidade de exaltar (sem exageros) uma tarefa bem feita! De forma pontual liste as ações que o colaborador executou que foram muito importantes para a farmácia. É importante fazer isso com direcionamento. Como assim? Não vai adiantar você dar um elogio “genérico” do tipo: “Bom trabalho, é assim que se faz”!

 

Ao invés disso, diga algo mais específico:

“O estoque ficou muito bem organizado com sua forma de categorizar os produtos! Todos vão ganhar mais tempo na hora de localizar um produto para venda! Parabéns, pelo ótimo trabalho!”

Viu a diferença? Imagine o orgulho desse colaborador com os colegas de trabalho? E como isso vai influenciar os demais a também seguirem esse exemplo.

 

Não confunda reconhecimento com “puxa saco”!

Agora, quando fizer um sonoro elogio em público, não seja espalhafatoso. Isso pode ter consequências ruins para sua figura de gestor: todos podem ficar com a impressão de que você está encenando. Na prática, quando o elogio não é sincero, tem um efeito muito ruim em todas as pessoas da equipe, despertando o sentimento de desconfiança. E claro, você não quer isso no ambiente da farmácia, não é mesmo?

 

Os colaboradores da sua farmácia fizeram um bom trabalho? Então dê o devido reconhecimento! assim os próximos trabalhos podem ser ainda melhores!

 

O indicado é que sua farmácia implemente, desde cedo, a valorização das pessoas na cultura organizacional. Um simples elogio tem um efeito enorme na forma como o profissional enxerga o seu gestor. Se esse hábito for praticado por todos dentro da farmácia, o ambiente se torna leve e as pessoas têm mais prazer em estarem ali.

 

Valorizar as funções desempenhas pelo colaborador durante o expediente da farmácia é parte fundamental do processo de gestão organizacional. Todos da equipe são parte de uma engrenagem, e quando estão em perfeita sincronia, desde o entregador até o gerente, o dia a dia de cada um se tornar melhor. E o que acontece com isso? Melhora tudo e todos ao redor, que será percebido pelos clientes aumentando as chances de fidelização e consequentemente o faturamento da farmácia.

 

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Lucas Sabadini

Analista de Conteúdo em INOVAFARMA
Sou apaixonado por trabalhar na criação de conteúdo e marketing para uma das melhores empresas de tecnologia do país! Quer saber por que nossos clientes estão tão satisfeitos? Sinta-se livre para me contatar.
Lucas Sabadini
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