Está sem criatividade para fazer propagandas criativas para farmácias e drogarias?
A propaganda é a alma do negócio, certo? Isso porque sem a divulgação correta dos produtos e das promoções da sua farmácia ou drogaria fica difícil chamar a atenção dos clientes sobre os benefícios e ofertas do seu estabelecimento.
Pode deixar que nós te ajudamos com isso! Ao longo desse texto você vai conferir diversas ideias criativas para divulgar sua loja.
Além disso, listamos algumas dicas que vão ajudar você a criar bons cartazes de propaganda para farmácia aumentar as vendas
Continue com a leitura para saber quais são as propagandas criativas que sua farmácia pode fazer para despertar a atenção dos clientes.
Achamos que você também vai gostar de:
>> 11 ações para aumentar as vendas no PDV da farmácia
>> Passo a Passo: Como cadastrar farmácia no iFood
>> Dúvidas respondidas sobre Bula Digital que sua farmácia precisa saber
O que você quer ler primeiro?
O que é uma propaganda?
Antes de irmos para as ideias de propagandas criativas para farmácias, vamos entender o que se trata de uma propaganda.
Toda propaganda é uma forma de comunicação persuasiva, com objetivo principal de promover ou vender um determinado produto ou serviço, até mesmo uma ideia ou conceito.
As propagandas criativas para farmácias usam diversas estratégias de marketing para influenciar o comportamento ou opinião do público-alvo, ou seja, as pessoas que vão comprar na sua loja.
E claro, a finalidade da propaganda de farmácia é gerar interesse dos consumidores para eles comprem na sua loja, fazendo as vendas aumentarem.
Tipos de propagandas que podem ser feitas em farmácias
De forma geral, as propagandas criativas para farmácias podem ser encontradas em diversas mídias, como:
Mas se tratando do varejo farmacêutico a publicidade muda de figura, existem uma séria de normas e regras para fazer propaganda de remédio.
No caso dos estabelecimentos farmacêuticos, as propagandas possuem regulamentações específicas, pois a farmácia é um local de promoção de saúde, sendo assim, medicamentos são produtos sensíveis e não podem ser anunciados de qualquer forma.
Conforme a Resolução RDC nº 96/2008 são estabelecidos diversos critérios para publicidade e propaganda de farmácia e drogaria no Brasil, e muitos deles são muito técnicos e acabam dificultando a compreensão.
Abaixo, listamos as propagandas de farmácia que podem ser feitas:
Propaganda de produtos de venda livre
Para os consumidores de forma geral, ou seja, os clientes comuns, as farmácias e drogarias só podem fazer publicidade ou propaganda de medicamentos isentos de prescrição.
Já os profissionais de saúde que são habilitados a prescrever medicamentos tarjados, podem fazer anúncios.
Lembrando que somente é permitido anunciar medicamentos que possuem registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Quais os medicamentos as farmácias e drogarias podem fazer propaganda?
Farmácias podem promover medicamentos de venda livre, isto é, que não possuem prescrição, como:
- analgésicos;
- vitaminas e suplementos;
- antiácidos;
- cremes e cosméticos;
- perfumaria;
- entre outros.
Essas propagandas podem ser exibidas em displays, cartazes, folhetos ou em monitores dentro da própria farmácia.
Campanhas promocionais
Promoções especiais e descontos em produtos específicos podem ser anunciados por meio de cartazes, flyers ou placas de sinalização dentro da farmácia.
Propagandas de serviços farmacêuticos
Algumas farmácias oferecem serviços adicionais, como:
- vacinação;
- monitoramento da pressão arterial; ou
- testes de glicemia.
Esses serviços podem ser divulgados na própria farmácia ou em materiais de comunicação interna e externa.
Informações sobre saúde e prevenção
Farmácias podem disponibilizar materiais informativos sobre saúde, como dicas de bem-estar, prevenção de doenças, cuidados com a pele, entre outros.
Programas de fidelidade
Propagandas relacionadas a programas de fidelidade ou cartões de desconto para clientes frequentes também podem ser veiculadas na farmácia.
Comunicação digital
Farmácias podem utilizar painéis eletrônicos ou monitores para exibir informações sobre produtos, promoções e serviços de forma dinâmica, além das redes sociais para divulgar os produtos OTC.
É importante destacar que as propagandas em farmácias devem seguir a legislação vigente, nesse caso, é recomendado buscar o órgão sanitário local e verificar quais são as regras para se fazer propagandas criativas para farmácias.
Diferença entre propaganda e conteúdo
O conteúdo é útil, ajuda o consumidor e têm mais chance de engajar, isto é, a pessoa sentir vontade de ver e compartilhar com outra pessoa.
Já a propaganda é um anúncio de produto/serviço, geralmente mostrando somente a descrição do produto e o preço.
Nesse caso, ela não tem o “poder” de engajamento, muitas pessoas são “bombardeadas” com inúmeras propagandas no dia, logo, a possibilidade de ignorar a sua propaganda da farmácia é enorme.
O que é proibido fazer na propaganda de remédio?
Conforme estabelecido pela RDC nº96/2008, são requisitos gerais quanto a proibição de propaganda de remédio e publicidade ou promoção de medicamentos:
Fazer propaganda enganosa, abusiva ou indireta.
Praticar publicidade subliminar por meio de publieditorial (publicação de artigos em sites e blog), informe publicitário não declarado e merchandising de medicamentos.
Oferecer ou distribuir brindes e benefícios aos profissionais prescritores (médicos) ou dispensadores (farmacêuticos).
É vetado a propaganda de remédio em blocos ou receituários médicos.
Não é permitido sugerir na propaganda de remédio as características como: saboroso, gostoso, delicioso ou quaisquer outras expressões equivalentes, ou mesmo imagens que fazem referências a essas características.
Não é permitido usar expressões imperativas, como: tenha, tome, use, experimente; que induzam indiretamente o consumo de medicamentos.
Estimular o uso indiscriminado de medicamentos para as pessoas.
Induzir diagnósticos para o público em geral.
Não é permitido usar imagens de pessoas fazendo o uso de medicamentos;
Anunciar um medicamento como sendo novo no mercado, após transcorridos 2 anos do início de sua comercialização no Brasil;
Vetada a inclusão de selos, marcas nominativas, figurativas ou mistas de instituições governamentais, entidades filantrópicas ou fundações, associações médicas ou organizações que representem os interesses dos consumidores ou profissionais de saúde, e selos de certificação de qualidade.
Não é permitido criar expectativa de venda (exemplo: venda mais).
Usar frases e expressões ou imagens que sugerem que a saúde da pessoa poderá ser afetada caso não faça o uso do medicamento.
Utilizar símbolos ou designações que tornem a informação falsa ou incorreta em relação à verdadeira característica do medicamento.
Posso distribuir amostra grátis como forma de propagandas criativas para farmácias?
Não. A distribuição de amostras grátis de medicamentos somente são permitidas serem feitas por empresas diretamente para profissionais que são devidamente habilitados a prescrever medicamentos em consultórios médicos, odontológicos, hospitais ou ambulatórios.
O que é permitido por lei nas propagandas criativas para farmácias
É permitido informar qual o sabor do medicamento (por exemplo: sabor limão, morango, etc);
Usar frases que contenham expressões como: seguro, eficaz, qualidade; seguido da fonte que comprove a informação (por exemplo: “Eficaz contra a gripe* – segundo pesquisas por Bayer);
Também é permitido usar frases com tais expressões: excelente, perfeita e total, absoluta, máxima; desde que sejam vinculadas às publicações científicas (fontes) devidamente referenciadas;
Vincular mensagens como: aprovado ou recomendado por especialistas, desde que seja aprovada pela Vigilância Sanitária ou órgão competente;
Mencionar o país de fabricação ou comercialização do medicamento, desde que o país seja identificado na peça publicitária;
Como fazer propaganda de remédio isento de prescrição
A ANVISA autoriza as farmácias e drogarias fazerem propaganda de remédio que seja isento de prescrição para os seus clientes, porém é preciso seguir algumas regras na hora de fazer a divulgação:
9 ideias de propagandas criativas para farmácias
1. Grave vídeos curtos para redes sociais
Pense o seguinte: as pessoas não entram em redes sociais para ver anúncios, muito pelo contrário, elas querem se distrair, se entreter, ver amigos, namorar, e por aí vai. Mas então como anunciar um produto da farmácia?
Muito simples: por meio de conteúdo relevante. Vou explicar melhor: ao invés de publicar uma imagem do produto com o preço, mostre algo útil para a pessoa.
Você pode gravar um vídeo curto (no máximo 60 segundos) mostrando como aplicar o produto, ou dando dicas de como usar o produto.
Ou ainda, fornecendo dicas de saúde, mostrando uso adequado de medicamentos, ou ensinando técnicas de primeiros socorros.
Não se esqueça de fazer o CTA – Call to Action, ou em bom português, Chamada para Ação, que nada mais é que falar o que a pessoa deve fazer para comprar o produto.
Nessa hora, fale que sua farmácia vende tal produto e peça para a pessoa acessar a página da sua loja.
Dessa forma você cria uma “propaganda” em forma de conteúdo em que as pessoas vão querer ver e compartilhar.
Uma boa dica é caprichar na descrição da publicação, colocando as informações de contato da sua farmácia.
2. Siga a trend do momento
Em bom português, Trend (do inglês) significa tendência.
Na prática são conteúdos ou assuntos em que a maioria das pessoas estão comentando no mundo digital. Sua loja pode usar isso como forma de fazer propagandas criativas para farmácias.
Identifique qual é a Trend do momento e veja se é possível usar em alguma propaganda de produto vendido na sua farmácia.
O ideal seria contratar uma influenciadora de saúde, conhecida pelo público que compra na sua farmácia.
Inclusive, você mesmo pode criar um Trend para sua loja. Um exemplo seria realizar um desafio de bem-estar, lançando para os seguidores desafios de bem-estar, como:
- “Desafio de 30 dias para uma alimentação saudável” (dicas da farmacêutica);
- “Desafio de exercícios físicos em casa” (com dicas de produtos vendidos na sua loja);
- Oferecer brindes da farmácia ou descontos aos clientes que participarem;
- Desafios de saúde de passos ou perda de peso, com prêmios para a equipe vencedora.
3. Faça divulgação indoor
Quando o cliente entra na sua farmácia, é possível fazer com que ele compre mais por meio de divulgação indoor, que na prática significa fazer propagandas criativas para farmácias no interior da loja.
Nisso, utilize o sistema de som da loja, com inserções de locução, anunciando um desconto de última hora, ou mesmo falando sobre os benefícios de determinado produto, que o cliente não pode deixar de comprar.
Inclusive, você pode investir na própria rádio indoor da loja, com técnicas de marketing auditivo, como por exemplo, músicas relaxantes que tornem o local agradável em que o cliente se sinta confortável em passar mais tempo, e dessa forma, veja mais produtos para comprar.
Outra forma de propagandas criativas para farmácias dentro da loja é usar displays de led nas própria gôndolas e prateleiras.
Ao contrário dos displays tradicionais, em que são estáticos (não ficam em movimento), os displays de led são na verdade pequenos monitores, que exibem todo tipo de propaganda de produtos vendidos na loja.
Evidente que é uma tecnologia mais cara para ser implementada, contudo, garante ótimos resultados de vendas, principalmente quando veiculam propagandas criativas para farmácias.
4. Crie uma mascote da sua farmácia
Uma mascote pode ser ótima para aparecer nas propagandas criativas para farmácias.
Ela é uma personagem que “ganha” forma por meio de algum objeto. Geralmente é muito usado pelúcias.
Nesse sentido, a farmácia pode distribuir essas pelúcias, que são a mascote da farmácia (não se esqueça de colocar o logo da loja) para um determinado valor de compras.
Ou mesmo, realizar sorteios promocionais e em dias específicos de promoção, acabar presenteando alguns clientes.
5. Torne a jornada de compra divertida
A jornada de compra do cliente nada mais do que o caminho que esse consumidor faz dentro da sua farmácia, desde a entrada na loja até pegar o produto e realizar o pagamento.
Ao longo desse trajeto, é possível fazer propagandas criativas para farmácia.
Um bom exemplo são as etiquetas de preços. Você pode criar etiquetas chamativas e engraçadas.
A ideia é criar etiquetas divertidas e criativas para produtos que podem gerar sorrisos ou risadas nos clientes, proporcionando uma experiência mais agradável durante as compras, e claro, chamar a atenção para a compra.
Pensando na jornada de compra, para o mês das crianças (outubro), é possível organizar um evento de Caça ao Tesouro.
A ideia seria organizar uma “caça ao tesouro” dentro da loja, onde os clientes podem procurar pistas espalhadas pelos corredores que levam a brindes ou descontos especiais.
6. Faça promoções criativas
As propagandas criativas para farmácias e drogarias precisam surpreender os clientes. Para isso, nada melhor do que inovar diante da mesmice da concorrência, certo?
Abaixo, listamos algumas ideias de promoções criativas que podem ser destacadas:
Cupom Surpresa
Entregar aos clientes, aleatoriamente, cupons-surpresa com descontos adicionais que só podem ser revelados na hora do pagamento no caixa da farmácia.
Desconto Amigo
Lançar uma promoção em que os clientes que trouxerem um amigo novo para a farmácia ganham descontos especiais em suas compras. A ação pode ser feita no Dia do Amigo (20 de julho).
Hora do Remédio
Criar uma propaganda criativa para farmácia com um personagem simpático, como um relógio ou um despertador.
Essa mascote irá lembrar os clientes de tomarem seus medicamentos na hora certa. Isso pode ser utilizado em redes sociais, cartazes na loja e até em lembretes por mensagem de texto.
Propagandas criativas para farmácias: Farmácia Pet
Caso sua loja venda produtos para animais, faça propagandas criativas para farmácias voltada para esse público.
Logo, crie uma campanha voltada para a saúde e bem-estar dos animais de estimação, oferecer descontos em produtos para pets, como medicamentos veterinários.
7. Modernize a fachada da farmácia
Por si só a própria fachada de farmácia já é uma forma de propaganda da sua loja. Ela é a primeira coisa que as pessoas visualizam quando estão passando na frente do estabelecimento farmacêutico.
Deixar a fachada de lado, esquecida no tempo e com pouca atratividade, pode estar “espantando” os clientes para a concorrência.
Veja algumas dicas de propagandas criativas para farmácias fazerem na fachada:
- usar painel de lead, tornando a aparência mais moderna e diferenciada;
- repaginar o nome da farmácia, caso ela não seja muito conhecida;
- garantir que as informações de contato (telefone) estejam bem visíveis;
- colocar um som na fachada informando as promoções aos passantes.
8. Faça divulgação offline
Nem todos os clientes estão no mundo digital, ou seja, em redes sociais, na internet, pode acontecer do público-alvo da farmácia (potenciais clientes) ainda não usarem computadores ou celulares, como no caso de muitas pessoas idosas.
Então, como chegar nessas pessoas? Por meio do marketing tradicional, fazendo ações offline. De forma breve, isso significa, na prática:
- aparecer em outdoors da cidade;
- patrocinar eventos regionais;
- ser mencionado na rádio mais popular da cidade;
- investir em carro de som para divulgar promoções;
- distribuir panfletos pelos bairros da cidade;
- colocar o tabloide de ofertas para quem passa na calçada.
Mas lembre-se, todas as ações offline precisam ter propagandas criativas para farmácias.
Por Exemplo: ao usar a estratégia do outdoor, você pode inovar, colocando o anúncio “de ponta cabeça”. Assim você cria um diferencial para que todos acabem olhando e comentado pela cidade.
Nesse caso, contrate uma agência ou profissional de marketing para que eles possam desenvolver melhor a estratégia das propagandas criativas para farmácias.
9. Patrocine eventos locais
Seja presente e ativo na comunidade local.
Estampe o logotipo da sua farmácia em vários eventos, isto é, seja o patrocinador master (principal) de eventos relevantes tradicionais que a comunidade da sua cidade já está habituada.
A ideia por trás desse tipo de propagandas criativas para farmácias é fortalecer o branding, que na prática pode ser traduzido como deixar a imagem da sua farmácia na “boca do povo”.
Uma boa sugestão de propagandas criativas para farmácias é patrocinar eventos solidários, mostrando o lado social da farmácia, com o compromisso de promover a saúde e bem estar das pessoas.
Isso é ótimo para a construção da sua marca, isto é, tornar sua farmácia conhecida e como um local em que as pessoas confiam em comprar medicamentos.
Como fazer cartazes de propagandas criativas para farmácia
Não há dúvidas de que os cartazes de propaganda para farmácia continuam eficientes na comunicação com o cliente e no estímulo às compras.
Porém, nem todas as farmácias trabalham essa ferramenta adequadamente. O pior é que alguns erros acabam revertendo sua função de venda.
Como, por exemplo, o excesso de informações nos cartazes de propagandas criativas para farmácias, mais atrapalha do que ajuda.
Sem entender a mensagem que está sendo transmitida nos cartazes de propaganda para farmácia, o cliente não tem sua atenção despertada.
Se o objetivo é estimular a compra por impulso, isso não vai acontecer quando a comunicação estiver “carregada”.
A seguir, saiba como fazer cartazes de propagandas criativas para farmácias:
Como usar corretamente os cartazes de propaganda para farmácias
Vá direto ao ponto
O excesso de cartazes ou informações tira o impacto da mensagem. O cliente acaba perdendo o ímpeto de buscar alguma promoção nos cartazes.
A dica é espalhar poucos cartazes pela farmácia. Evite que eles fiquem amontoados. Na hora de transmitir a informação do produto, preço e promoção é importante ser o mais direto e objetivo possível.
Lembrando que somente produtos isentos de prescrição podem ser anunciados nos estabelecimentos farmacêuticos.
Dica: os cartazes de propagandas criativas para farmácias de lançamento ou promoções com vigência de 7 a 15 dias, dependendo do fluxo de clientes e do giro do produto, devem comunicar informações como:
- marca;
- categoria;
- características do produto; e
- preço.
Use materiais de qualidade
Fique atendo quando aos materiais para confeccionar os cartazes de propaganda para farmácias. Utilizar material desgastado, como pincel atômico sem tinta, ou cartolina rasgada, dá ao consumidor a sensação de descaso.
Dê preferência para materiais impressos, em que é possível manter uma padronização das fontes, letras, preços e informações.
Mantenha letras fáceis de entender
Geralmente cartazes de propagandas criativas para farmácias com letras difíceis de entender, com serifas, pouco espessas, fazem o consumidor perder a paciência em tentar decifrar o que o cartaz quer dizer.
Procure por fontes agradáveis aos olhos, com bons tamanhos de leitura, principalmente para públicos de idade mais avançada, que precisam de auxílio de óculos.
A linguagem deve ser simples
Para as farmácias com públicos das classes D e E, a linguagem tem de ser simples e a oferta precisa criar a percepção de oportunidade.
Por exemplo: Ao invés de comunicar nos cartazes de propagandas criativas para farmácia 30% de desconto, opte por “Preço cai de R$99,99 para R$69,99”.
Dica de ouro: use as palavras “preço”, “imperdível”, “oportunidade” e “promoção”, pois elas ajudam a passar uma ideia de oportunidade imperdível para o consumidor.
Já para públicos de maior poder aquisitivo, a dica é usar palavras como: “lançamento”, “único”, “novidade”, “marcas Premium” e “gourmet”.
Elas chamam mais a atenção, pois criam a sensação de exclusividade para esse nicho de consumidores.
Deixe os cartazes para farmácias visíveis
Os cartazes de propagandas criativas para farmácias precisam ser posicionados em locais de fácil acesso aos olhos dos clientes.
Normalmente os locais de maior circulação são os indicados para posicioná-los, como caixa, entrada da loja e balcão de atendimento.
Para isso, você pode usar modelos de cavaletes que podem ser colocados do lado de fora da farmácia, na calçada. Também existem modelos de fixação direto na parede ou aqueles que podem ser colocados em suportes.
Divulgue os serviços oferecidos pela farmácia
Os cartazes também podem divulgar serviços especiais como oferecer sala de vacinação ou aplicação de injetáveis.
Além de estimular o cliente, mostra que a farmácia está preocupada em garantir o melhor atendimento.
Vale a pena também divulgar ações sociais e sustentáveis que são feitas pela loja, como a coleta de pilhas e baterias, descarte correto de medicamentos ou até mesmo apoio a instituições de caridade da região.
Divulgue os benefícios dos produtos
Uma outra dica é usar pequenos cartazes para divulgar os benefícios de certos produtos para a saúde, sendo interessante para estimular a compra.
Por exemplo: “Linha completa de multivitamínicos” ou “Sua dose diária de ômega 3 para saúde”.
Use a psicologia das cores
Psicologia das cores é um assunto muito importante nas vendas. Estudos da Kissmetrics estimam que 85% dos consumidores consideram a cor como o principal fator na hora de escolher um produto.
Ainda segundo a Kissmetrics:
- 52% dos consumidores dizem não voltar a um site se ele for feio;
- 42% julgam a qualidade de um site pelo design;
- A cor certa aumenta em até 80% o reconhecimento da marca;
- 26% das pessoas consideram o laranja uma “cor barata”, amarelo e marrom vêm em seguida;
- 57% dos homens e 37% das mulheres dizem que azul é a sua cor favorita.
Como você percebeu, a cor é um dos mais poderosos recursos estéticos utilizados e exerce um impacto enorme no processo de decisão de compra do consumidor.
Ao escolher que cor estará nos cartazes de propagandas criativas para farmácias, na logo da sua farmácia, loja ou site; tente deixar de lado o gosto pessoal e analise como as cores poderão influenciar os seus consumidores.
O poder das cores está ligado à percepção das pessoas, portanto, varia de acordo com o sexo, idade e cultura.
Por exemplo: “o paraíso” na cultura ocidental é representado pelo branco, já para os japoneses, é em amarelo. Os mesmos japoneses veem o azul como símbolo para dinheiro, enquanto quase o mundo todo usa o amarelo ou dourado.
Os donos de farmácias costumam superestimar a importância da aparência de um produto ou campanha, por isso muitas delas acabam não dando os resultados esperados.
Coloque na balança: de um lado qualidade e de outro beleza, na proporção de 60/40 para qualidade.
Veja: se seu produto é bom, mas feio, algumas pessoas vão deixar de comprar por puro “preconceito” (sim, as pessoas julgam o livro pela capa).
Se seu produto é ruim, mas atraente, elas não comprarão de novo e pior, algumas irão espalhar o quão ruim ele é.
Como cada cor influencia na decisão de compra
De uma forma simplificada, veja a seguir como cada cor nos cartazes de propagandas criativas para farmácias influencia as pessoas na hora da compra:
Cor Amarelo: Jovial e alegre.Normalmente, usado para atrair atenção dos consumidores, é indicado para ser fundo dos cartazes de propagandas criativas para farmácias.
Contraindicação: evite usar o amarelo como pano de fundo (background) de um site (e-commerce da farmácia).
Cor Vermelha: Energia. Cria senso urgência e aumenta o batimento cardíaco.
Comum em promoções de lojas, pois dá uma sensação de urgência. Recomendado usar para cartazes de propagandas criativas para farmácias com pouco tempo para durar (promoção de 1 dia, 1 semana).
Cor Azul: Transmite confiança e segurança. A cor azul escuro ou marinho pode ser associado a compra consciente (o contrário de compra por impulso).
Pode ser usada nas fontes dos cartazes de propagandas criativas para farmácias.
Cor Verde: Associado à riqueza. É a cor mais relaxante para os olhos dentre todas as outras.
O verde (ou azul) piscina pode ser usado na comunicação com públicos que possuem limite orçamentário, com por exemplo clientes com perfil de classes D e E, que procuram por economia.
Cor Laranja: Agressivo e excitante. Essa cor estimula a ação: assine, compre, venda.
Use nos elementos dos cartazes de propagandas criativas para farmácias para chamar a atenção das pessoas.
Cor Rosa: Feminino e romântico. Usado, normalmente, para comunicar com o público feminino.
Para cartazes de propagandas criativas para farmácias das linhas feminina, é uma ótima pedida usar essa cor.
Cor Preto: Poderoso e polido. Geralmente, muito usado para comercializar produtos de luxo e estimular compra por impulso.
Use o preto como fundo dos cartazes de propagandas criativas para farmácias em produtos de alto valor agregado, como cosméticos e perfumaria.
O preto também é mais indicado para a fonte das letras, quando há contraste com o fundo, além de datas sazonais, como a Black Friday.
Cor Roxa: Acalma e relaxa. Frequentemente, utilizado em produtos antienvelhecimento.
Para cartazes de propagandas criativas para farmácias que visam estimular compras dessa categoria (beleza e cosméticos), a cor roxa é recomendada.
Boas práticas para criar cartazes de propagandas criativas para farmácias
Abaixo listamos algumas ações que você precisar tomar ao confeccionar cartazes de propaganda para farmácia:
- Nunca use mais de três cores, muitas cores “cansam” a vista do consumidor;
- Livre-se de tudo que não é absolutamente necessário;
- As letras devem ser fáceis o suficiente para uma pessoa idosa ler;
- O logo da farmácia deve estar presente e ser reconhecível pelo consumidor;
- Use somente uma única versão para o logotipo, evite despadronização;
- Não use imagens de baixa qualidade (“pixelizadas”) sob quaisquer circunstâncias;
- Evite o uso efeitos especiais como: gradientes, sombras, reflexos e flashes de luz;
- Coloque os cartazes de propaganda para farmácia sob boa iluminação, evite lugares escuros;
- Evite detalhes confusos nos cartazes de propaganda para farmácia;
- Considere fixar em diferentes lugares em que haja fluxo de pessoas;
- Você deve surpreender os clientes com a apresentação dos cartazes;
- Não use mais de duas fontes (tipos de letra, evite a fonte Comic Sans).
- Cada elemento do cartaz precisa estar alinhado (esquerda, centro, direita, superior ou inferior);
- Crie variações dos cartazes. Quanto mais variações, mais chances você tem de acertar.
- Evite frases de efeito nos cartazes de propaganda para farmácia;
- Mantenha o design simples.
- Evite cores muito brilhantes, florescentes ou cores escuras e opacas.
Conclusão sobre propagandas criativas para farmácias
Atrair as pessoas para dentro da farmácia está cada vez mais difícil, muito por conta da enorme concorrência do varejo farmacêutico.
Contudo, as propagandas criativas para farmácias podem ser uma alternativa para conseguir chamar a atenção do consumidor.
Agora que você já conheceu diversas ideias de propagandas criativas para farmácias e drogarias, convidamos você a conhecer nossas soluções de automação e gestão!
Fale agora mesmo com nosso consultor ou se preferir, chame no WhatsApp!
Se você gostou do tema propagandas criativas para farmácias, então se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossas páginas do Facebook e Instagram!
Lá você encontra muito conteúdo para fazer propagandas criativas para farmácias. Você vai gostar de muita coisa!