Das boticas até as modernas farmácias que conhecemos, houve profundas mudanças, imagine como será, então, a farmácia do futuro! Impulsionada pela pujante tecnologia, a farmácia do futuro trará uma inovação farmacêutica para o varejo.
E nesse exercício de imaginação, reunimos as principais tecnologias que estão em pauta no atual momento que podem surgir na farmácia do futuro. Avance com a leitura e vêm conferir o que poderá surgir de inovação farmacêutica!
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O que você quer ler primeiro?
Como será a farmácia do futuro
Em um futuro não muito distante, como inovação farmacêutica, é projetado que a maioria dos estabelecimentos de saúde sejam dotados de:
- muita tecnologia (sistemas computadorizados cada vez mais inteligentes);
- menos participação humana (a inteligência artificial assumirá vários papeis dentro das lojas);
- operação sustentável (soluções pensadas para impactar o mínimo possível a natureza);
- muita conveniência (consumidor não precisa mais de deslocar até a loja física para compra medicamentos);
- tudo personalizável (toda e qualquer ação da loja será feita exclusivamente para cada perfil de cliente, por meio da análise de dados – B.I., Business Intelligence)
Em meio aos tópicos citado acima sobre inovação farmacêutica, destacamos os seguintes pontos que podem ser realidade da farmácia do futuro:
Assinatura de medicamentos na Farmácia do Futuro
A farmácia do futuro certamente terá a opção de assinatura de medicamentos, em que o paciente paga uma mensalidade para ter acesso à vários tipos de medicamentos, quando precisar.
Como se fosse uma Netflix, só que em vez de filmes e séries, serão os medicamentos disponíveis para o cliente.
Essa realidade da farmácia do futuro está mais perto do que você pode imaginar! O conceito começou a ser testado nos Estados Unidos, batizado de Amazon Pharmacy.
O que é Amazon Pharmacy?
A Amazon Pharmacy é uma espécie de assinatura de medicamentos. Em parceria diversas farmácias estadunidenses (EUA) a Amazon lançou seu serviço RxPass.
O usuário paga uma assinatura mensal de aproximadamente 5 dólares para ter acesso à vários medicamentos indicados para o tratamento de mais de 80 condições de saúde mais comuns, como por exemplo:
- pressão alta;
- ansiedade; e
- refluxo ácido.
Como funciona o Amazon Pharmacy?
Para usar o Amazon Pharmacy, o cliente precisa criar uma conta na Amazon e ser assinante do Amazon Prime.
Em seguida fornece suas informações de prescrição do medicamento que deseja comprar. Então, a Amazon faz uma verificação com prescritor o médico ou a clínica do paciente e, uma vez verificada, o a compra do medicamento é liberada.
Como diferencial do serviço, a Amazon oferece preços bem competitivos para medicamentos genéricos e de marca, e conta com excelente sortimento de opções de envio, incluindo até entrega grátis em alguns locais.
Além de medicamentos, a Amazon Pharmacy também oferece uma variedade de produtos de saúde, como:
- vitaminas;
- suplementos; e
- produtos para cuidados pessoais.
Assinatura de medicamento vai chegar até minha farmácia?
Por enquanto a Amazon Pharmacy está disponível apenas no Estados Unidos, entretanto, caso haja sucesso efetivo do serviço na terra do Tio Sam, a empresa de Bezos já sinalizou que pode expandir globalmente, chegando, inclusive no Brasil.
Mas já vale ir se preparando para esse novo conceito de venda de medicamentos. Já pensou oferecer uma assinatura para os clientes da sua farmácia? É uma realidade que pode bater na porta da sua farmácia a qualquer momento.
Farmácia do Futuro com Inteligência Artificial (I.A)
Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar do ChatGPT. E mesmo se ainda não ouviu falar, uma hora você vai ser impactado por essa estrondosa tecnologia inovadora de inteligência artificial (I.A).
De forma breve, o ChatGPT é uma interface em que permite a qualquer pessoa fazer perguntas ou dar comandos (como se você estivesse falando com outra pessoa), porém, neste caso, estará falando com um algoritmo capaz de fornecer diversos tipos de perguntas, e o melhor, aprender com todas elas!
Na prática, isso tem diversas aplicações, inclusive na farmácia do futuro. A inteligência artificial (em tese) pode ajudar na compra de medicamentos, como por exemplo:
Fazer recomendações personalizadas de medicamentos
A inteligência artificial pode verificar o histórico de compras do paciente e analisar as prescrições dos medicamentos, assim, fornecer recomendações personalizadas do uso dos medicamentos, com base nas preferências e necessidades individuais.
Identificar rapidamente interações medicamentosas
Como o poder de processamento da inteligência artificial é quase que instantânea, ela pode, em segundos, verificar automaticamente se um medicamento interage negativamente com outros medicamentos que o paciente esteja tomando, ajudando, portanto, evitar possíveis efeitos colaterais.
Atender os clientes e dispensar medicamentos
A aplicabilidade da I.A oferece muitas possibilidades, uma delas, é fornecer assistência farmacêutica, como recomendações e análise dos pacientes, buscando responder as perguntas frequentes que as pessoas costumam fazer no balcão de atendimento.
Imagine ter um balconista virtual na sua loja? Muito provavelmente essa será realidade da farmácia do futuro.
Gerenciar a farmácia
Nem só para o paciente a inteligência artificial é benéfica, para o estabelecimento farmacêutico, a I.A. pode atuar como um gestor virtual, analisando dados das movimentações da loja, e gerando ideias e melhorias para otimizar a operação. Imagine um colaborador que trabalhe 24 horas por dia, 7 dias por semana, e que nunca desliga!
Inteligência Artificial (I.A) vai chegar até minha farmácia?
Para responder essa pergunta basta olhar agora para o seu smartphone: ele já tem uma inteligência artificial embutida nos assistentes pessoais, como Alexa (Amazon), Siri (Apple) ou Google.
O próximo passo será “treinar” os algoritmos para que fiquem cada vez mais assertivos, e possam ser confiáveis ao ponto de dispensar um medicamento. Não se surpreenda se na farmácia do futuro você seja atendido pela Alexa!
Realidade Virtual (VR)
A Realidade Virtual (VR) é uma tecnologia que cria um ambiente digital totalmente imersivo que simula a presença física da pessoa em um ambiente tridimensional.
Em outras palavras, a VR transporta os usuários para um mundo virtual, isolando-os do ambiente físico ao seu redor e proporcionando uma experiência sensorial completa.
A VR utiliza dispositivos especiais, como óculos de realidade virtual, fones de ouvido e sensores de movimento, para criar uma simulação altamente interativa.
Esses dispositivos rastreiam os movimentos e as ações do usuário, ajustando a visualização e o áudio de acordo com a posição e a orientação do usuário no ambiente virtual.
Onde aplicar a Realidade Virtual na farmácia
A aplicação da Realidade Virtual (VR) como ideias inovadoras para farmácias pode oferecer uma série de benefícios para a experiência do cliente. Veja algumas sugestões de uso:
Treinamento dos Colaboradores
A VR também pode ser usada para treinamento de colaboradores em diferentes cenários, como procedimentos de atendimento ao cliente, manuseio de medicamentos e compreensão de protocolos de saúde.
Tudo em um ambiente digital e personalizável que simula uma farmácia, permitindo, inclusive, praticar consultas farmacêuticas virtuais, onde é possível interagir com um cliente fictício para sanar dúvidas sobre medicamentos.
Educação para Clientes
Com o desportivo de Realidade Virtual (VR) é possível desenvolver experiências fornecem informações educativas sobre medicamentos, seus efeitos colaterais, interações medicamentosas e a importância do tratamento. Isso pode ajudar os pacientes a entenderem melhor as prescrições.
Teste de Produtos de Beleza Virtual
É possível permitir que os clientes experimentem virtualmente produtos de beleza, como maquiagem ou produtos para a pele, assim podem ter uma visualização do produto aplicado na pele, antes de fazer a compra.
Para que essas ideias inovadoras para farmácias possam ser realmente colocadas em prática é preciso a contratação de uma empresa especializada em Realidade Virtual, nisso, os custos ainda são elevados, contudo, sua loja será uma das primeiras no mercado a oferecer esse nível de experiência para os clientes.
Tecnologia de Realidade Aumentada (AR)
Diferentemente da Realidade Virtual (VR), que cria um ambiente totalmente digital e imersivo, a Realidade Aumentada (AR) mantém a percepção do ambiente físico, sobrepondo informações ou objetos virtuais a ele.
De forma resumida, a Tecnologia de Realidade Aumentada (AR) combina elementos do mundo real com elementos virtuais, criando uma experiência interativa em tempo real.
A AR é geralmente experimentada por meio de dispositivos como smartphones, tablets, óculos inteligentes ou até mesmo através de projeções em superfícies físicas.
Essa tecnologia utiliza sensores e câmeras para mapear e entender o ambiente ao redor, permitindo a sobreposição de gráficos, informações ou animações sobre a visão do mundo real do usuário.
Para você que pensou que essa tecnologia está muito distante, a Apple já lançou em 2023 seu óculo de Realidade Aumentada, confira no vídeo abaixo:
Trazendo essa tecnologia para nossa lista de ideias inovadoras para farmácias, ela pode oferecer informações interativas sobre produtos, instruções de uso e detalhes sobre medicamentos quando os clientes apontam seus dispositivos para produtos específicos.
Pensando em ações de vendas, a Realidade Aumentado pode ser aplicada em campanhas publicitárias interativas que permitem aos consumidores interagirem com produtos ou personagens virtuais sobrepostos em anúncios impressos ou digitais.
Evidente que o custo para a implementação na farmácia ainda é muito alto por se tratar de uma tecnologia muito recente, no entanto se você busca uma diferenciação inigualável de mercado, incorporar a Realidade Aumentada é uma das ótimas ideias inovadoras para farmácias.
Metaverso
Se você ainda não ouviu falar sobre Metaverso, saiba que ele pode ser o futuro das redes sociais. O termo “Metaverso” refere-se a um espaço virtual expansivo, tridimensional e persistente, que existe além do mundo físico.
É uma evolução das ideias de Realidade Virtual (VR) e da interconexão de diferentes ambientes virtuais. No Metaverso as pessoas podem interagir, colaborar, e até mesmo criar conteúdo, criando uma experiência mais imersiva e interativa do que a internet convencional.
Diversas empresas grandes, como Nike (vestuário), Renner (loja de departamento), Fortnite (videogame), Stella Artois (cerveja), já estão entrando para o Metaverso.
Inclusive a rede de farmácia estadunidense CVS Pharmacy já entrou com pedido de registro de marca sobre sua entrada no Metaverso. É um movimento que muitas empresas estão fazendo, já imaginando um futuro em que os clientes estejam todos no Metaverso.
A ideia é expor os produtos e criar experiências imersivas virtuais dentro do Metaverso, para que as pessoas possam interagir com os itens em mundos digitais e criar uma conexão mais forte com as marcas.
Tudo é muito conceitual e está no início, entretanto, se você é um entusiasta e quer ser umas das primeiras empresas brasileiras de varejo farmacêutico no Metaverso, a oportunidade é agora!
Entrega por Drones
A entrega por drones, que também é conhecida como “drone delivery”, trate-se de um inovador sistema que usa apenas aeronaves não tripuladas (drones) para transportar mercadorias de lugar ao outro, realizando entregas rápidas e eficientes.
Nesse modelo de entrega, a presença de um entregador humano ou de um veículo terrestre não é mais necessária. Essa abordagem está se tornando cada vez mais popular devido à sua eficiência, rapidez e capacidade de alcançar áreas de difícil acesso.
A entrega por drones já é adotada por serviços em todo o mundo, sendo utilizada por empresas como iFood, Amazon e McDonald’s, entre outras.
Já imaginou sua loja ser o primeiro estabelecimento a realizar entregas por drones no Brasil? Se essa realidade ainda está um pouco longe de você, nos próximos anos, com o barateamento das tecnologias isso acabará sendo comum, podendo ser implementado no varejo farmacêutico.
Painel de LED na Farmácia do Futuro
Uma tecnologia que vêm ganhando (aos poucos) popularidade nos estabelecimentos de saúde são os painéis de LED. A farmácia do futuro será composta somente por eles, visto que são muito práticos e despertam rapidamente a atenção dos consumidores, inclusive, podem ser monetizados (a farmácia ganhar dinheiro com eles!).
Se você ainda não conhece, os painéis de LED são compostos por uma matriz de diodos emissores de luz (LEDs) que produzem luz brilhante e vibrante, criando uma exibição visual atraente.
Um adendo, o Blog InovaFarma já explicou como fazer uma correta iluminação da farmácia, usando LEDs, depois dá uma conferida do artigo para saber mais!
Onde o painel de LED pode ser usado na farmácia?
Os painéis de LED podem ser usados pelas farmácias e drogarias para mostrar qualquer tipo de informações, como anúncios e promoções em tempo real para os clientes.
Eles ainda podem ser controlados remotamente por meio de um software especializado, permitindo que a farmácia exiba uma ampla variedade de informações, como por exemplo:
Promoções e descontos em produtos
As farmácias podem exibir promoções e descontos em medicamentos e outros produtos de saúde, atraindo a atenção dos clientes e aumentando as vendas. Inclusive, o painel de LED pode ser instalado na própria gôndola ou prateleira.
Exemplo de aplicação de painel de LED dentro da farmácia
Informações úteis
Os painéis de LED podem exibir o horário de funcionamento da farmácia, telefone, nome do responsável técnico, enfim, qualquer informação relevante que seja útil para os clientes. Nesse caso, o painel de LED pode ser fixado na própria vitrine ou fachada da farmácia, exibindo o nome da drogaria e logotipo.
Dicas de saúde
As farmácias, como local de promoção da saúde, podem usar o espaço no painel de LED para mostrar dicas e informações sobre bem-estar e saúde, doenças comuns, comunicados da vigilância sanitária, programas de vacinação governamental, entre outros.
Anunciar novos produtos
O painel de LED é um ótimo espaço para exibir anúncios de novos produtos, como por exemplo Kits de Produtos feitos pela própria farmácia, disponíveis em sua loja.
Esse espaço pode ser “vendido” para fornecedores e a própria indústria farmacêutica, ou seja, as empresas pagariam uma taxa ou valor para a farmácia, em troca, os produtos desses destruidores seriam veiculados no painel de LED. Uma ótima forma de aumentar o faturamento da farmácia, você não acha?
Painel de LED vai chegar na minha farmácia?
O painel de LED já pode ser adquirido pela sua loja, não fique esperando a farmácia do futuro, você pode contratar uma empresa especializada e analisar em quais pontos do layout da farmácia podem ser afixados os painéis.
Contudo, ainda é uma tecnologia “um pouco” cara para a realidade da maioria dos estabelecimentos.
Mas uma coisa é certa, os painéis de LED são uma ótima maneira de informar e atrair os clientes, melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas. A farmácia do futuro, seguramente, terá diversos painéis de LED.
Conclusão sobre a Farmácia do Futuro
Ficou claro que muitas das tecnologias e inovação farmacêutica citadas nesse texto já estão bem próximas da realidade das farmácias e drogarias.
Contudo, a aplicação na sua loja destas inovações dependerá do público, poder de investimento e adesão.
E se você não quer esperar a farmácia do futuro chegar, então comece a modernizar o sistema da sua loja! Conheça o INOVAFARMA, sistema de automação e gestão completo para sua drogaria.
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