Enfim chegou o grande dia: a abertura de farmácia! Esse é o momento de apresentar sua loja para as pessoas, fixando sua marca no mercado e fidelizar ao seu novo negócio.
E para esse dia você precisa pensar em ações criativas que farão as pessoas irem até seu estabelecimento. Se você não tem ideia de onde começar, não se preocupe, ao longo desse artigo listamos 13 ações criativas para fazer no dia da abertura de farmácia. Confira!
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O que você quer ler primeiro?
1. Firmar parcerias com o comércio local
Antes de inaugurar a farmácia converse com os demais comerciantes da região que atuam em outras áreas do varejo. O intuito é que eles conheçam seu novo empreendimento farmacêutico e possam contribuir uns com os outros para fortalecer as vendas, visto que não são concorrentes.
E a melhor forma de fazer isso é por meio de parcerias de negócios. De tal forma que a farmácia ofereça descontos exclusivos para as pessoas que comprem nas lojas parceiras, sendo uma “espécie” de convênio local para os moradores.
Por exemplo: ao fazer a troca de óleo no mecânico parceiros, o cliente terá X% desconto em compras na farmácia. E assim por diante. Quando mais comerciantes aderirem, mais o comercio local se fortalece.
Uma dica é verificar sempre com a associação local de comerciantes se tal prática já é regulamentada e precisa de aprovação de conselhos ou mesmo de órgãos municipais.
Logo, no dia da abertura de farmácia, você pode divulgar tal benefício para as pessoas e começar o cadastro dos conveniados, conforme as regras que você estipular com os demais comerciantes locais.
2. Realizar uma ação de caridade
No dia da abertura de farmácia você pode promover uma ação de caridade para instituições locais, como:
- hospitais filantrópicos;
- santa casas;
- abrigos de animais;
- ONGs; e
- associações de moradores.
A ação pode ser da seguinte forma: X% das vendas realizadas no dia da abertura de farmácia serão doadas para uma instituição filantrópica. Ou mesmo, na hora do pagamento no caixa da farmácia, a pessoa pode escolher doar uma quantia, inserindo em um caixa de doação, envelope ou de forma digital.
3. Oferecer uma consulta gratuita
Muitas farmácias e drogarias oferecem um consultório farmacêutico com diversos tipos de serviços, que normalmente, são cobrados. No dia da abertura de farmácia, você pode divulgar tais serviços de forma gratuita, para que a população local conheça sobre eles.
Mesmo que sua loja não vá trabalhar com consultório farmacêutico, ainda sim, no dia da abertura de farmácia, você pode incluir alguns tipos de serviços somente no dia da inauguração, para que sirvam de atrativo em que as pessoas se sintam à vontade em que querer conhecer o novo espaço.
Por exemplo, ofereça como cortesia na abertura de farmácia uma consulta farmacêutica gratuita, de modo a ajudar os clientes a entenderem melhor sobre seus medicamentos que já estão tomando.
E claro, ofereça os serviços mais conhecidos pelas pessoas, como:
- serviços de medição de pressão arterial e glicemia;
- outros exames básicos de saúde com resultados instantâneos;
- orientações dos profissionais farmacêuticos;
- testes rápidos de saúde, como verificação de colesterol;
- testes de intolerância alimentar (oferecendo resultados na hora);
- aplicação de injetáveis, como vacinas do calendário público de vacinação.
4. Montar uma área de degustação
Dependendo do tipo de negociação com os distribuidores de medicamentos, você terá disponível alguns lotes de amostras grátis de produtos. Com isso, é possível fazer uma seção de degustação no dia da abertura de farmácia.
Mesmo se você não conseguir como cortesia do fornecedor de medicamento, vale a pena o investimento. Esse tipo de ação costuma atrair muitas pessoas. A ação consiste em “deixar” o cliente experimentar os produtos dentro da loja, sem nenhum tipo de custo.
Geralmente a ação é feita com produtos de cuidados pessoais, como loções ou cremes, para que os clientes possam experimentar na hora. Também é comum haver distribuição de amostras grátis de produtos farmacêuticos relevantes para os clientes, desde que sejam sem prescrição, é claro!
5. Convidar um influenciador local
O sucesso da abertura de farmácia será impactado diretamente pela divulgação nas redes sociais. Hoje, muitos dos clientes das farmácias e drogarias estão mundo digital das redes sociais. Diante disso, a melhor estratégia, nesse caso, é contratar uma influenciadora.
Mas não é qualquer influenciadora! Faça uma pesquisa de mercado e veja quais o seu público-alvo mais segue. Caso você não tenha expertise para fazer isso, contrate uma agência de publicidade. O ideal é uma pessoa conhecida em sua região, que faça o convide para o dia da abertura da farmácia.
Indo mais além, você pode aproveitar e já fechar um “pacote” de divulgação da sua loja, incluindo até mesmo a presença física da influenciadora no dia da abertura de farmácia.
No dia, você pode realizar uma palestra ou workshop sobre saúde e bem-estar, com essa influenciadora, ou mesmo, só contar com sua presença para seção de fotos e autógrafos.
6. Oferecer serviços profissionais gratuitos
Além dos tradicionais serviços farmacêuticos que a população já está habituada encontrar em um estabelecimento de saúde, no dia da abertura de farmácia você pode também complementar essa ação com serviços de profissionais, sendo gratuitos no dia.
Exemplo: qual mulher não gostaria de receber uma maquiagem de uma profissional da área? Pois bem, aproveitando esse “gancho” você pode promover na abertura de farmácia uma sessão de maquiagem ou cuidados com a pele, fazendo, inclusive, parceria com uma marca de cosméticos, destacando produtos relacionados à saúde dermatológica.
Para potencializar essa ação, busque profissionais conhecidas pela população local, assim, você fará com que seus clientes também se desloquem para sua farmácia, e aquelas que desejam ser atendidas por esse profissional “famoso” vão garantir presença na abertura de farmácia.
7. Distribuir comes e bebes
Essa ideia de abertura de farmácia é clássica! Sempre tem que haver alguma comida ou bebida distribuída de forma gratuita para quem está por perto. Mas o que oferecer? As opções são:
- pipoca salgada;
- pipoca doce;
- amendoim;
- balas;
- chocolates;
- algodão doce;
- paçoquinha;
- água;
- refrigerante;
- suco natural.
Fique sempre atendo no posicionamento das distribuições desses alimentos e bebidas. O recomendado é fazer com que a pessoa ao menos entre na farmácia antes de “pegar”, pois a ideia é justamente atrair para o dia da abertura da farmácia.
Outra boa prática é sempre limitar a quantidade por pessoa. Muitas delas vão querer “pegar” várias vezes e isso poderá fazer com que rapidamente acabe e outras pessoas não usufruam dessa ação no dia da abertura de farmácia.
8. Cadastrar os clientes no sistema
Que tal começar a abertura de farmácia com uma base forte de clientes? Isso é possível por meio do cadastro das informações básicas de cada cliente, como:
- Nome completo;
- Data de Nascimento;
- Endereço;
- Telefone para contato.
Com essas informações cadastradas no sistema da sua farmácia, você pode criar grupos de transmissão no WhatsApp, enviando as promoções da sua loja. É uma boa forma de fazer um tabloide de ofertas virtual, sem nenhum custo para sua drogaria.
Mas você pode estar se perguntando: como fazer com que as pessoas se cadastrem na abertura de farmácia? Simples: por meio de incentivos. E eles podem ser desde um sorteio de produtos, até mesmo, sorteio de valores em dinheiro ou cupons de compras.
9. Oferecer serviços diferentes
Nessa dica criativa de ação para abertura de farmácia, a ideia é pensar literalmente fora da caixa. Nesse sentido, quais serviços que o concorrente não ofereceu na abertura que você poderia inovar e ser notado na sua região?
Uma ideia criativa seria montar uma área de relaxamento com massagens rápidas, ou mesmo alugar algumas cadeiras de massagem, ficando disponíveis para quem entrar no dia da abertura de farmácia.
Um outro exemplo é oferecer um serviço de aconselhamento nutricional personalizado, com a presença de um nutricionista profissional no dia da abertura de farmácia. O assunto fitness está em alta, e atrairá muitas pessoas que desejam um melhor bem estar.
Aliado a isso, você pode complementar a ação oferecendo produtos naturais, suplementos e vitaminas para que as pessoas possam comprar.
10. Contratar um locutor profissional
Você já deve ter passado por diversas aberturas de lojas, e posso afirmar que na maioria delas sempre existiu uma pessoa na porta do estabelecimento convidando as pessoas para entrarem, divulgado os preços e atrações do local, certo?
E na abertura de farmácia você pode estar utilizando essa mesma tática. Fixe um bom sistema de som na entrada da loja (veja se o local permite tal ação, ao redor de hospitais não é permitido som alto) e comece a dialogar com quem passa ao redor.
Aproveitando que estamos no assunto, pense também se não é o caso de investir em uma rádio indoor para sua farmácia. Nela, você pode estar divulgando os próprios produtos, e por meio de técnicas de marketing auditivo, fazer com que as pessoas fiquem mais propensas a comprarem em sua farmácia.
11. Criar um plano de fidelidade exclusivo
Com o auxílio do sistema da farmácia, você pode cadastrar os clientes que vieram para a abertura de farmácia e logo em seguida incluí-los em um convênio próprio da farmácia. Assim, nesse convênio você dará descontos exclusivos, somente para quem participou da abertura de farmácia.
A ideia é criar um programa de fidelidade exclusivo para clientes que fizerem compras no dia da abertura, com benefícios especiais, descontos progressivos ou recompensas por indicações.
Mas lembre-se de divulgar com antecedência que você fará essa ação na abertura da farmácia. Também seja ético e cumpra com o prometido, oferecendo a exclusividade dos descontos somente para aqueles que participaram da abertura da farmácia.
12. Realizar gincanas com os clientes
Quer algo mais criativo na abertura de farmácia do que promover a integração entre clientes? Por meio de gincanas, principalmente aquelas pensadas para a criançada, você pode promover um dia alegre e contagiar quem está passando pelos arredores.
E nada muito complexo de executar! Por exemplo, você pode promover uma competição de conhecimentos sobre saúde, com perguntas e respostas, premiando os clientes com brindes ou descontos especiais no dia da abertura de farmácia.
Um outro exemplo é confeccionar uma roleta giratória, em que uma seta aponte para pequenos brindes, de modo que o cliente gire para ganhar.
A ideia é puramente criar um atrativo diferente que desperte a atenção dos passantes pela rua. Para potencializar essa ação, contrate um profissional animador, que faça a agitação das pessoas.
13. Oferecer um produto abaixo do preço de tabela
Muitos chamam essa tática comercial de “produto-isca”, em que o objetivo é mesmo “fisgar” a atenção do consumidor para dentro da loja. Bem, em uma abertura de farmácia é uma ótima estratégia de vendas usar um produto popular sem prescrição (OTC) com o preço bem abaixo da tabela.
Para conseguir executar essa estratégia, é preciso antes fazer uma boa negociação com o fornecedor de medicamentos, afim de conseguir um volume de compra adequado para tal desconto.
Se por ventura essa negociação não acontecer, você pode ter que investir do “próprio bolso” na abertura de farmácia, custeando esse “prejuízo” inicial.
Pensando por outro lado, o número de pessoas que vão ser atraídas para o seu estabelecimento será muito mais vantajoso para o negócio, em que as pessoas vão conhecer o local e muito provavelmente levar outros itens na cesta de compras.
Precisa de ajuda para escolher qual produto “queimar” na abertura da farmácia? Acesse nosso guia completo dos medicamentos mais vendidos no Brasil, assim você terá uma boa noção de quais itens costumam fazer os olhos dos clientes brilharem.
Conclusão
É fato de que o dia da abertura de farmácia precisa chamar a atenção do seu público-alvo, deixando uma marca positiva para que mais e mais pessoas façam o “marketing boca-boca”, ou seja, falem bem na sua loja.
Claro, que somente ações no dia da abertura de farmácia não são suficientes para manter as vendas, nisso, você também precisa contar com um bom sistema de automação e gestão, para fazer vendas, controlar o estoque, receber pagamentos, fazer pedido de compras e muito mais!
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