Você já entrou em uma Farmácia de Homeopatia? Esse tipo de estabelecimento é destinado para um público que busca tratamentos “mais naturais” e desejam consumir produtos de origem vegetal, animal e mineral. É uma alternativa aos medicamentos tradicionais que são fabricados pela indústria farmacêutica.
Ficou curiosos para saber mais a respeito da Farmácia Homeopática? Então avance a leitura e saiba as principais questões para abrir sua Farmácia de Homeopatia ou começar a vender medicamentos homeopáticos na sua loja!
Achamos que você também vai gostar de:
>> Lista completa dos medicamentos homeopáticos para vender na farmácia
>> Lista completa: +100 medicamentos fitoterápicos liberados pela ANVISA
>> O que são farmácias independentes e como está o cenário no varejo farmacêutico
O que você quer ler primeiro?
O que é Farmácia de Homeopatia?
A Farmácia de Homeopatia é um estabelecimento dedicado à manipulação e dispensação de medicamentos e produtos homeopáticos. É um local onde os pacientes podem encontrar uma ampla variedade em opções de tratamento, incluindo remédios homeopáticos para uma variedade de sintomas, como por exemplo:
- dor de cabeça;
- dor de estômago;
- insônia;
- resfriado; e
- outras doenças crônicas.
Os pacientes também podem encontrar suplementos nutricionais, ervas medicinais e outros produtos de saúde complementares. Essas Farmácias de Homeopatia oferecem uma ampla gama de medicamentos homeopáticos, dos quais podem ser nas apresentações de:
- cremes;
- gotas,
- loções; e
- pílulas.
Além disso, as Farmácias de Homeopatia também podem oferecer conselhos e orientações sobre o uso desses medicamentos, incluindo a dosagem e a duração do tratamento.
É importante frisar que a Farmácia de Homeopatia é uma instituição relevante para aqueles que buscam uma abordagem mais natural e holística (ações terapêuticas distintas das adotadas pela medicina tradicional) para a saúde.
Como surgiu a Farmácia de Homeopatia no Brasil?
De acordo com a Comissão Assessora de Homeopatia, a farmácia homeopática foi instaurada de forma oficial no país por volta de 1840.
O responsável por trazer a Farmácia de Homeopatia é creditado à Benoît Jules Mure, médico de origem francesa que desembarcou no Brasil com objetivo de implementar comunidades de trabalhadores da França.
Farmácia de Homeopatia é uma Farmácia de Manipulação?
Sim. A Farmácia Homeopática é um tipo de Farmácia de Manipulação, pois está habilitada a manipular fórmulas, insumos e oficinas, entretanto, é especializada em produtos homeopáticos.
O que é homeopatia?
Direto ao ponto, a homeopatia é uma forma alternativa de tratamento. Ela se baseia no uso de substâncias altamente diluídas para tratar sintomas e doenças. Foi desenvolvida em 1796 pelo médico Samuel Hahnemann.
A homeopatia usa fontes naturais como minerais, plantas e animais para fabricar os medicamentos. Tais substâncias são selecionadas com base na teoria do “semelhante cura semelhante”, isto é, em que uma substância é capaz de causar sintomas em uma pessoa saudável, também pode ser usada para tratar esses mesmos sintomas em uma pessoa doente.
A homeopatia tem sido usada por milhares de anos em todo o mundo e é uma forma de tratamento respeitada e amplamente utilizada em muitos países.
Embora seja uma forma alternativa de tratamento, a homeopatia é segura e eficaz para muitas pessoas, e a Farmácia de Homeopatia é um local onde os pacientes podem encontrar informações precisas e confiáveis sobre esse tipo de tratamento alternativo.
Se você deseja se aprofundar mais nesse tema, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, produziu uma cartilha sobre os principais pontos da homeopatia que todo profissional de saúde precisa conhecer.
O que é Farmacêutico Homeopata?
Farmacêutico Homeopata é um profissional de saúde que tem especialização na prática e no conhecimento da homeopatia. Os farmacêuticos homeopatas são responsáveis por:
- orientar os pacientes sobre o uso de medicamentos homeopáticos,
- avaliar a compatibilidade dos tratamentos homeopáticos com outras medicações;
- garantir a qualidade e a segurança dos medicamentos homeopáticos.
São os farmacêuticos homeopatas treinados e capacitados para atender às necessidades dos pacientes que buscam por tratamentos “mais naturais”.
Vale a pena abrir uma Farmácia de Homeopatia?
Abrir uma Farmácia de Homeopatia pode ser uma opção interessante para alguns, contudo, como qualquer outro negócio, há diversos fatores a serem considerados antes de tomar essa decisão. Dentre eles, o empreendedor deve levar em consideração:
Existe mercado na região?
É importante avaliar a demanda por produtos homeopáticos na sua região e analisar se existe um público interessado em tratamentos homeopáticos. Fazer pesquisas com a população local é uma das formas de obter essa resposta.
Como é a concorrência?
Também é muito importante que o empresário verifique quantas Farmácias de Homeopatia já existem na sua região e avaliar se ainda existe espaço para mais uma loja, ou seja, se a área não está saturada.
Qual será o investimento?
Abrir uma Farmácia de Homeopatia pode requerer um investimento significativo em estoque, equipamentos, licenças sanitárias e outros itens. É importante pensar se você tem os recursos financeiros (capital inicial, capital de giro, etc) necessários para investir nesse negócio.
Você tem conhecimento técnico e habilidades?
É relevante ter, ao menos, algum conhecimento sobre a homeopatia e ter habilidades em gerenciamento de negócios (gestão de vendas, controle de caixa, gestão de pessoas, etc) para administrar uma Farmácia de Homeopatia de maneira eficaz, garantindo a lucratividade do negócio.
Se você decidir abrir uma Farmácia de Homeopatia, é importante fazer uma pesquisa cuidadosa e avaliar cuidadosamente todos os fatores acima mencionados, antes de tomar qualquer decisão.
Além disso, é relevante buscar aconselhamento de outros empreendedores que já atuam nesse nicho de mercado, fazendo benchmark, ou seja, conhecendo como é a Farmácia de Homeopatia no dia a dia de operação.
Também não se esquece de tomar conhecimento sobre as questões fiscais, consultando um contador de confiança, para que você fique informado sobre a tributação e obrigações que seu novo negócio terá que declarar ao governo.
Existe público para abrir uma farmácia de homeopatia?
O Brasil é um dos poucos países no mundo que determina uma política pública sobre medicamentos homeopáticos. Desde 2006, através da Portaria número 971/06, o Ministério da Saúde anexou as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) para a população, como por exemplo:
- acupuntura;
- homeopatia;
- medicina antroposófica;
- medicina tradicional chinesa;
- plantas medicinais e fitoterápicos; e
- termalismo social.
Ainda segundo o próprio levantamento do Ministério da Saúde, todas essas terapias estão distribuídas em cerca de 9.350 estabelecimentos de saúde, atingindo aproximadamente 3.173 cidades brasileiras.
Destes, cerca de 88% são fornecidas por meio da Atenção Básica de Saúde. Só para ter uma ideia, o número corresponde a 1,4 milhão de atendimentos registrados no ano de 2017.
Indo mais além, das 5.654 equipes do Ministério da Saúde que presta assistência à população, 1.019 foram responsáveis por oferecer assistência homeopática, isto é, representando um total de 16% nos atendimentos.
Quantas Farmácias de Homeopatia tem no Brasil?
Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), existem em torno de mil estabelecimentos farmacêuticos magistrais de homeopatia no Brasil, além de outras duas mil farmácias cadastradas como mistas, isto é, também oferecem manipulações de fórmulas homeopáticas. Diante do exposto, fica evidente a força que a farmácia de homeopática tem no Brasil.
Legislação da Farmácia de Homeopatia
A Farmácia de Homeopatia, basicamente, segue as mesmas RDCs e regulamentações de qualquer farmácia ou drogaria, entretanto, ainda sim, existem alguns pontos específicos sobre esse tipo de estabelecimento. Segundo a Lei número 5.991/73, a Farmácia de Homeopatia:
Art. 9 – O comércio de medicamentos homeopáticos obedecerá às disposições desta Lei, atendidas as suas peculiaridades.
Art. 10 – A farmácia homeopática só poderá manipular fórmulas oficinais e magistrais, obedecida a farmaco-técnica homeopática.
Parágrafo único: A manipulação de medicamentos homeopáticos não constantes das farmacopéias ou dos formulários homeopáticos depende de aprovação do órgão sanitário federal.
Art. 11 – O Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina e Farmácia baixará instruções sobre o receituário, utensílios, equipamentos e relação do estoque mínimo de produtos homeopáticos.
Art. 12 – É permitido às farmácias homeopáticas manter seções de vendas de correlatos e de medicamentos não homeopáticos quando apresentados em suas embalagens originais.
Art. 13 – Dependerá de receita médica a dispensação de medicamentos homeopáticos, ou cuja concentração de substância ativa corresponda às doses máximas farmacologicamente estabelecidas.
Art. 14 – Nas localidades desprovidas de farmácia, poderá ser autorizado o funcionamento de posto de medicamentos homeopáticos ou a dispensação dos produtos em farmácia alopática.
Conclusão
A Farmácia Homeopática é mais um nicho de mercado que se apresenta para o empreendedor brasileiro, sobretudo, pois apresenta uma nova abordagem, de forma alternativa, aos tratamentos convencionais propostos pela indústria farmacêutica.
Investir nesse ramo de negócio pode ser uma ótima estratégia, dependendo do local de abertura da loja, em que existe boa aceitação por parte dos pacientes.
E se você deseja ampliar o mix de produtos na sua farmácia, por meio dos medicamentos homeopáticos, ou mesmo, quer investir na abertura da sua Farmácia Homeopática, em todo caso, você precisará contar com um bom sistema de vendas, rápido, moderno e inovador!
E nisso podemos te ajudar! Peça agora sua demonstração gratuita! Ou então fale agora mesmo com o especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia. Se preferir, chame no WhatsApp!
Para receber mais dicas sobre o varejo em farmácias e drogarias, se inscreva no nosso Canal do YouTube e nossas páginas do Facebook e Instagram!