15 49.0138 8.38624 arrow 0 bullet 1 4000 1 horizontal https://www.inovafarma.com.br/blog 300 true 4000
Please assign a Header Menu.
Gestão de inovação: o que é e como implementar na sua farmácia?

Gestão de inovação: o que é e como implementar na sua farmácia?

INOVAFARMA
11 de fevereiro de 2019
275 Visualizações
A gestão de inovação é o caminho para quem deseja se destacar no mercado e deixar para trás a concorrência. Mas afinal, do que se trata? Para inovar não basta inventar novidades, é preciso oferecer ao consumidor um resultado melhor a partir da inovação — ou seja, oferecer algo que ele não encontra nos outros estabelecimentos....

A gestão de inovação é o caminho para quem deseja se destacar no mercado e deixar para trás a concorrência.

Mas afinal, do que se trata? Para inovar não basta inventar novidades, é preciso oferecer ao consumidor um resultado melhor a partir da inovação — ou seja, oferecer algo que ele não encontra nos outros estabelecimentos.

Se você quer, além de acompanhar as tendências do mercado surpreender os seus clientes, não pode ignorar a gestão de inovação em seu planejamento estratégico.

Pensando nisso, elaboramos este post com uma visão geral sobre o assunto, falando a importância dessa ação e dando algumas dicas para ajudar você a implementá-la na sua farmácia. Acompanhe!

O que é e qual a importância da gestão de inovação?

Inovar é criar algo original, inédito, mesmo que a partir de algo já existente. Ou seja, um novo produto, serviço ou processo, que proporcione uma experiência inusitada.

No entanto, não basta aplicar ideias pontuais sem nenhum critério, é necessário gerar valor a partir da criatividade. É aí que entra a gestão de inovação, promovendo a estruturação das ideias em um processo composto por início, meio e fim.

O propósito deve ser a melhora de algo em função da novidade, criando novas oportunidades de mercado que a concorrência ainda não enxergou. Por isso, a inovação deve ser pensada estrategicamente, envolvendo recursos, modelos e ferramentas.

Cabe à gestão de inovação avaliar a viabilidade de novos projetos, identificando as intervenções necessárias, as formas para sua implementação e os benefícios que podem ser obtidos. Além disso, ela pensa em como fomentar essa cultura na empresa, estimulando o envolvimento de todos os colaboradores e propiciando um ambiente criativo.

Dentre os seus principais objetivos podemos destacar:

  • melhor utilização dos recursos;
  • mais eficácia no atendimento;
  • otimização dos processos operacionais;
  • maior lucratividade, seja pelo aumento das vendas ou pela redução de custos.

Como esse processo se torna um diferencial para a farmácia?

Em um mercado cada vez mais competitivo, em que o cliente tem o poder de decisão, é cada vez mais importante que as empresas se diferenciem da concorrência para conseguir crescer.

Nesse sentido, a inovação deve ser vista como uma vantagem competitiva. Por isso, além de emplacar novas ideias e usar a criatividade para encantar consumidores, é importante realizar um estudo de mercado, se informando sobre as necessidades dos clientes para que a inovação seja aplicada levando em conta esses aspectos.

Essa percepção da inovação é fundamental para que a farmácia consiga se adequar ao mercado e se posicionar melhor do que os concorrentes — não só atendendo às expectativas dos consumidores mas também superando-as.

O grande mérito da empresa que inova é oferecer ao cliente algo que ele nem sabia que precisava, uma solução que ele nem imaginava ser possível para o seu problema. Assim, é preciso ter em mente alguns objetivos:

  • criar produtos e serviços inovadores em relação ao que há disponível no mercado;
  • desenvolver processos que transformem a forma como as atividades e os produtos são feitos ou ofertados;
  • mudar a forma de realizar negócios, tanto no posicionamento como na forma de buscar novos mercados;
  • implementar novos modelos de negócio e mudar a maneira como a empresa desenvolve suas estratégias.

Como criar uma cultura de inovação em sua empresa?

Agora que você já sabe a importância de aplicar a gestão da inovação em sua farmácia e como isso pode ser um diferencial competitivo entre a concorrência, chegou a hora de falarmos sobre como alcançar esses resultados na prática.

A gestão de inovação está intimamente ligada à cultura organizacional e à aplicação de novas tecnologias no desenvolvimento de produtos e em processos criativos.

Reunimos aqui algumas dicas para você implementar esse tipo de cultura em seu negócio, criando um ambiente inovador. Confira!

Otimize os processos de gestão

Modelos de gestão menos baseados em hierarquias são mais favoráveis à inovação. Isso acontece porque processos flexíveis e transparentes, com métodos baseados na meritocracia e na colaboração, criam um ambiente propício para o surgimento de novas ideias. Neles, todos contribuem e participam.

Além de deixar os processos de gestão organizados, eles precisam ser aliados constantemente. Pois, assim como os canais de comunicação, pontos de contato e meios de atender o cliente estão em constante evolução, as metodologias de gestão também precisam estar.

Escute os colaboradores

Para criar um ambiente inovador é preciso ouvir os colaboradores. Nesse sentido, além de adotar processos que favoreçam a colaboração e exposição de novas ideias, os gestores precisam estar abertos a recebê-las, tanto formal quanto informalmente.

Sessões de brainstorming, concursos e programas de inovação podem ser um caminho. Além disso, o próprio ambiente físico pode ser inspirador, favorecendo a criação. Um mural de colaboração para o compartilhamento de ideias na copa ou um painel pintado no vestiário são exemplos de ferramentas que podem ser usadas no espaço.

Outro ponto importante é sempre valorizar as atitudes por parte dos funcionários, reconhecê-las mesmo que algum projeto não seja adotado e encorajá-los a continuar criando.

Invista em novas tecnologias

Quando se pensa em inovação, a associação a novas tecnologias é imediata. Mas, ao contrário do que muitos pensam, inovar não se trata apenas de alta tecnologia, ao alcance apenas das grandes corporações.

Adotar uma cultura inovadora tem a ver com medidas que afetam o cotidiano da empresa. Nesse sentido, há muitas ferramentas e aplicativos disponíveis para a otimização dos mais diversos processos.

Uma plataforma de gestão, por exemplo, permite inovações mínimas na operação e na produtividade que, somadas, culminam em um impacto relevante nos negócios.

Automatize processos

Além de otimizar a operação e aumentar a eficiência, com a automatização de processos é possível economizar recursos que podem ser investidos em projetos inovadores.

Por outro lado, oferecer um serviço automatizado aos clientes transmite a ideia de inovação, associando esse valor à sua marca.

Tão importante quanto fomentar novas ideias é garantir a viabilidade e aplicabilidade delas. Nesse sentido, a gestão de inovação é crucial, estruturando o processo em entradas, processamento e resultados.

E você, já colocou em prática algum processo inovador em sua farmácia? Conte para gente nos comentários!

INOVAFARMA

Sistema para farmácias e drogarias em > Solicite sua Demonstração!
Entre em contato pelo e-mail ou telefone.
contato@inovafarma.com.br
(17) 3624-2110
INOVAFARMA
Comentarios 0

Deixe uma resposta