O número de estabelecimentos farmacêuticos no Brasil já ultrapassou 90 mil e continua a crescer, segundo dados do IQVIA. Nesse contexto é fundamental ter ideias inovadoras para farmácias se manterem competitivas em um mercado tão disputado.
Para se destacar nesse cenário em expansão, é essencial inovar não apenas na comunicação, mas também na gestão, vendas e em todos os aspectos do dia a dia do ponto de venda (PDV) da farmácia.
E para te ajudar nessa tarefa de diferenciação, listamos algumas ideias inovadoras para farmácias e drogarias saírem na frente da concorrência.
Continue com a leitura para saber quais são as ideias inovadoras para farmácias!
Além de saber ideias inovadoras para farmácias, você também vai gostar de:
>> Cliente de Farmácia: Conheça os 4 tipos de clientes que podem entrar na sua loja
>> Confira os números atualizados do mercado de varejo farmacêutico no Brasil
>> Explicado: Quanto ganha um dono de farmácia e drogaria no Brasil
O que você quer ler primeiro?
Ideias inovadoras para farmácias: Película de LED
A nova tecnologia chamada de “película de LED” consiste de chips de LED conectados por linhas de dados de desvio adicionais e em série.
Ela pode ser uma alternativa de ideias inovadoras para farmácias pelo fato de poder ser aplicada na vitrine ou fachada da loja como sinalização digital, publicidade e displays flexíveis.
A título de curiosidade, a película de LED também pode ser usada como acessório decorativo por meio de um adesivo com LEDs incorporados que podem ser aplicadas a várias superfícies para criar efeitos luminosos decorativos em ambientes internos ou externos.
Ideias inovadoras para farmácias aplicar película de Led
A aplicação de películas de LED em fachadas e vitrines fornece um conjunto de possibilidades criativas e impactantes para os clientes. Veja abaixo algumas aplicações que podem ser feitas na sua farmácia com esse material:
Vitrines Interativas
Incorpore películas de LED em vitrines permite criar displays interativos que respondem a movimentos, toques ou outros estímulos.
O estímulo visual pode atrair a atenção dos clientes e fornecer uma experiência única de visualização das ofertas e promoções da sua loja perante a concorrência.
Vídeos Promocionais
Use as películas de LED para exibir vídeos promocionais ou comerciais permitidos para medicamentos, diretamente na fachada ou vitrine da sua loja.
Esse tipo de ideias inovadoras para farmácias pode ser uma maneira eficaz de comunicar mensagens de marketing e destacar produtos específicos, chamando bastante a atenção de quem está passando pela rua.
Iluminação Dinâmica
As películas de LED podem ser programadas para criar efeitos de iluminação dinâmica, como mudanças de cores, padrões e intensidade luminosa.
Isso adiciona um elemento visual dinâmico e atrativo na sua loja, inclusive, você pode criar padrões com as próprias cores do logotipo da sua farmácia.
Marcas e Logotipos Dinâmicos
Utilizar películas de LED para exibir logotipos ou marcas de forma dinâmica e animada pode criar uma identidade visual marcante e diferenciada para o estabelecimento de saúde.
Informações em Tempo Real
Além de destacar os produtos, ofertas e promoções, as películas de LED podem exibir informações importantes da sua farmácia, como horário de atendimento, número de telefone ou promoções de última hora, proporcionando aos clientes informações atualizadas instantaneamente.
Comunicação sazonal
Alterar a aparência da fachada ou vitrine de acordo com eventos sazonais, feriados ou campanhas específicas ajuda a manter o interesse dos clientes e a demonstrar a adaptabilidade da loja às tendências e celebrações.
Imagine mudar completamente a temática da farmácia apenas com um botão, com a película de led é possível.
Entretanto como sendo uma tecnologia muito nova, pode ser ainda difícil de encontrá-la no mercado com um preço acessível, entretanto ela já está disponível para venda e pode ser uma ótima alternativa como uma das ideias inovadoras para farmácias
Ideias inovadoras para farmácias: Autopagamento (self-checkout)
O Self-Checkout são PDVs (Pontos de Venda) que permitem o consumidor realizar a compra e o pagamento totalmente autônomo, ou seja, sem ajuda de nenhum colaborador.
Essa é uma tendência que vêm ganhando cada vez mais a preferência dos consumidores, segundo a APAS (Associação Paulista de Supermercados):
39% das pessoas são favoráveis à presença desses tipo de atendimento nos supermercados.
À medida que esse hábito começa a se popularizar entre os consumidores, a tendência é que outros estabelecimentos e nichos de mercado também tenham que oferecer o self-checkout, como é o caso do canal farma.
Nos EUA (Estados Unidos da América) a rede de farmácias CVS Pharmacy já vem adotando o self-checkout em suas lojas com ótima aceitação pelos consumidores.
Você pode estar pesando que essa realidade ainda está longe do Brasil, certo? Errado. Em algumas unidades modelos em São Paulo, a Drogaria Onofre já está testando o atendimento Self-Checkout, e segundo a própria rede:
cerca de 52% dos consumidores preferem usar o Self-Checkout!
Evidente que é necessário adaptações do modelo para o canal farma e também a questão cultural do país, sobretudo na jornada de compra dos consumidores, porém essa tendência está tomando tração e já precisa ser considerada como uma alternativa pelas farmácias e drogarias.
Nos próximos anos será muito comum encontrarmos o sistema de pagamento Self-Checkout em praticamente todos os nichos de mercado, devido sua segurança, praticidade e controle.
Vale ressaltar que quando falamos de Brasil, os aspectos culturais, custos e impostos, além da modernização dos equipamentos e tecnologia, são barreiras que deverão ser derrubadas ao longo dos anos para a implementação do Self-Checkout.
Ideias inovadoras para farmácias: Farmácia Drive Thru
Já pensou em oferecer um atendimento diferenciado na sua farmácia, onde os clientes não precisem nem sequer sair do carro para comprar seus medicamentos?
Sim, isso é possível através da Farmácia com Drive Thru. Esse conceito de vendas é muito popular nas grandes franquias de fast food (comida rápida), como McDonald’s, Burger King e Habib’s e agora começa a ser implantado no Canal Farma.
Nas grandes e médias cidades o Drive Thru já faz parte da rotina dos consumidores, que buscam por praticidade e conforto sem perder tempo com isso. Mas será mesmo que o Drive Thru funcionaria no Canal Farma?
O fato do consumidor não precisar sair do seu veículo para fazer compras é algo que agrada uma parcela significativa da população, principalmente quando olhamos para os grandes centros urbanos, com vias engarrafadas e de difícil locomoção.
Para atender esse perfil de consumidor as farmácias e drogarias começaram a adotar o sistema de Drive Thru.
Como funciona o sistema de vendas Drive Thru?
O Drive Thru é um sistema de venda de produtos sem que os clientes precisem sair dos seus veículos para comprar ou fazer o pagamento de produtos.
A origem do Drive Thru foi em meados de 1931 aparecendo numa lanchonete estadunidense, depois que um colaborador percebeu que as pessoas com automóveis tinham literalmente preguiça de sair dos veículos para fazer suas refeições.
Essa estratégia de venda foi um sucesso e logo o Drive Thru foi adotado pelas grandes redes de lanchonetes. Como se não bastasse o ramo alimentício, o Drive Thru também foi incorporado por empresas de outros segmentos, como:
- bancos (caixa eletrônico);
- supermercados (retirada de produtos);
- floriculturas;
- lojas de materiais de construção.
E ainda hoje vêm sofrendo novas adaptações e sendo amplamente testado em vários segmentos de mercado, até chegar nas farmácias e drogarias.
Como funciona o conceito de Drive Thru no canal farma?
Basicamente é o mesmo sistema já conhecido pelo consumidor oferecidos pelas redes de fast food. A principal diferença para o canal farma é em relação a dispensação de medicamentos sob prescrição, que exige um protocolo rigoroso de controle.
Porém para os demais produtos MIT (Medicamentos Isentos de Prescrição) o sistema Drive Thru acontece como outro qualquer.
Essa é uma realidade que já está se tornando comum nos EUA e já começa a desembarcar como ideias inovadoras para farmácias nas lojas brasileiras.
O Drive Thru está perto da realidade das farmácias brasileiras?
O Drive Thru em farmácias e drogarias está engatinhando no Brasil, sendo restrito à grandes e médias cidades em locais de grande circulação de veículos.
Os consumidores brasileiros ainda não estão habituados à pensarem em Drive Thur fora das tradicionais redes de fast food.
Porém existem um grande potencial de consumo que o Drive Thur vai proporcionar para as farmácia, que já foi percebido pelas grandes redes que já começaram a implementar esse modelo de negócios em algumas capitais do país, como Vitória (ES), Distrito Federal (DF) e São Paulo (SP).
A Drogaria São Paulo, que faz parte do Grupo DPSP, inaugura em sua loja do bairro Macedo, em Guarulhos, o sistema Drive-Thru
Mais do que uma “modinha” passageira, o Drive Thru em farmácia é o futuro que está cada vez mais perto da realidade do consumidor brasileiro, porém como o sistema Drive Thru em farmácia é uma novidade muito recente no Brasil, ainda é preciso “educar” os clientes para acostumem com a ideia de retirar medicamentos pelo carro.
Vale a pena colocar um Drive Thru na farmácia?
Antes de colocar o Drive Thru na sua farmácia é preciso analisar o seu modelo de negócios. Tenha em mente que essa comodidade fará com menos pessoas entrem dentro da farmácia, dessa forma as compras por impulso podem diminuir.
Ademais, a forma de expor os itens e a layoutização do ambiente são fatores que contribuem para uma melhor experiência de compra, que pode levar ao aumento do ticket-médio.
Se por um lado o Drive Thru faz com que as pessoas não entrem na farmácia, por outro ele acaba atraindo os consumidores que estão com muita pressa ou simplesmente tem preguiça de sair do carro para fazer suas compras.
Esse nicho de consumidores pode compensar o fato do movimento dentro do estabelecimento ser menor.
O Drive Thru também vai atrair pessoas com limitações físicas que possuem dificuldades de locomoção (cadeirantes e idosos), que muitas vezes deixam de sair de casa para fazer compras pela falta de acessibilidade dos estabelecimentos.
Outro ponto que deve ser bem planejado são os custos para adequação do local, pois o Drive Thru vai exigir um espaço suficiente para que os carros possam transitar, sinalização, adequação da estrutura física do prédio, treinamento dos colaboradores, além da documentação e registro nas autoridades e órgãos locais.
Inclusive, preste atenção se na localização da farmácia existe vias de acesso suficientes com tráfego de veículos, pois o investimento num Drive Thru só faz sentido se houver um significativo movimento de automóveis, caso contrário não haverá perfis de clientes interessados nesse modelo de vendas.
Ideias inovadoras para farmácias: atendimento com I.A
Já imaginou ter um colaborador que não se cansa, não sente fome ou sede e pode trabalhar por longos períodos sem perder produtividade? Através da evolução da Inteligência Artificial hoje as empresas varejistas podem contar com robôs para auxiliar no atendimento.
Nos países asiáticos (Japão, China, Singapura) a prática de usar robôs para interação com seres humanos só vêm crescendo ao longo dos anos, muito impulsionado pelo desenvolvimento tecnológico, que também pode ser aplicado no canal farma.
Essas máquinas são capazes de imitar as feições do rosto humano, medem cerca de um metro de altura e ainda tem a capacidade de expressar emoções.
Os robôs tem um amplo espectro de utilização, desde o aprendizado em escolas, operações hospitalares, sequenciamento genético, até plantas fabris, e agora está ganhando espaço como recepcionistas de estabelecimentos comerciais.
Voltando para a realidade do canal farma os robôs podem, por exemplo, reconhecer a face dos clientes identificando seu perfil de compras, assim sugerindo os produtos para aquele tipo de consumidor.
Além de prestarem informações úteis, como quantidade em estoque, preço de venda, promoções e ofertas, mostrar a localização do item na prateleira, enfim, são muitas possibilidades.
Já pensou ser atendido por um robô ao entrar na farmácia? Não se surpreenda, pois a tendência está apontando para essa direção no futuro!
Ideias inovadoras para farmácias: Prescrição de Receita Digital
Na prescrição tradicional o paciente se consulta com o médio, que após os exames clínicos prescreve uma receita para o tratamento da enfermidade.
Em seguida o paciente com a receita em mãos, procura uma farmácia ou drogaria, entrega a receita para o farmacêutico e depois recebe o medicamento.
Veja que esse processo exige um grande esforço de deslocamento do paciente, mas com a prescrição digital, isso muda de figura.
Hoje já é possível realizar consultas de forma remota, isto é, da própria cada do paciente, bastando apenas uma conexão com a internet, usando apenas celular.
O profissional de saúde após a avaliação prescreve a receita de forma digital, ou seja, sem qualquer documento físico, e após validar o documento digital encaminha para o paciente.
Com o arquivo da receita digital, basta que o paciente apresente para o responsável técnico da farmácia.
A tendência é que essa nova forma de dispensação de medicamentos seja cada vez mais comum no canal farma, impulsionada principalmente pelo isolamento social devido à pandemia do Coronavírus que exigiu novos hábitos dos consumidores.
Para a farmácia ou drogaria, é preciso contar com um software capaz de fazer o gerenciamento dos produtos controlados do SNGPC e também aceitar a importação do arquivo digital da receita.
>> Guia Fácil do SNGPC para farmacêuticos
Ideias inovadoras para farmácias: Automação robótica
Ao contrário dos seres humanos, os robôs são menos suscetíveis a cometerem erros, e isso é primordial no canal farma, principalmente na hora da dispensação de medicamentos no balcão da farmácia ou drogaria.
Nesse cenário a inserção de robôs para auxiliar o controle de estoque e na localização dos fármacos vêm sendo testada por farmácias pioneiras em alguns países.
De acordo com pesquisas do periódico Pharmaceutical Journal, ao utilizar robôs como assistentes na dispensação de medicamentos, no período de 120 dias de testes após a implementação do novo modelo, houve uma redução significativa de 50% nos erros de dispensação, além de redução no tempo na fila de espera de 10 minutos para cerca de 1 minuto.
Isso é possível pois a automação robótica fica sendo responsável por localizar o medicamento no estoque, logo após o responsável técnico efetuar a entrada da prescrição no sistema, então o robô faz a retirada e através de uma esteira o produto chega até o balcão. O processo leva poucos segundo para acontecer.
Evidentemente que ainda estamos falando de protótipos, mas que já estão apontando bons resultados, e à medida que sua difusão começar no canal farma, será notável o barateamento do sistema robótico, podendo inclusive em alguns anos estar presente na rotina das farmácias e drogarias.
Ideias inovadoras para farmácias: Certificação ESG
A certificação ESG nada mais é do que uma espécie de avaliação ou certificação de desempenho nas áreas ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês).
Tal certificação é um instrumento utilizado por organizações para demonstrar e comunicar seu compromisso com práticas sustentáveis, responsabilidade social e governança ética.
A sigla ESG representa os seguintes pilares:
Ambiental (Environmental)
Refere-se às práticas relacionadas ao meio ambiente, tais quais:
- gestão dos impactos ambientais;
- a eficiência no uso de recursos naturais;
- emissões de gases de efeito estufa;
- o tratamento de resíduos; e
- preservação da biodiversidade.
Social (Social)
Envolve práticas sociais da empresa, como:
- gestão de relações com funcionários;
- diversidade e inclusão;
- as condições de trabalho;
- os direitos humanos,
- práticas de segurança e saúde no trabalho;
- entre outros aspectos que afetam as comunidades e sociedades envolvidas.
Governança (Governance)
Está relacionado às práticas de governança corporativa adotadas pela empresa, incluindo:
- a estrutura de liderança;
- transparência;
- responsabilidade; e
- ética nos negócios.
Isso inclui também a relação com acionistas, a integridade financeira e o cumprimento das normas regulatórias.
Como a farmácia pode tirar a certificação ESG
A certificação ESG é muitas vezes realizada por empresas especializadas certificadoras que fazem uma auditoria para atestar se são cumpridas as diretrizes para a certificação.
É importante salientar que diferentes organizações e setores podem ter critérios específicos para a certificação ESG, e a prática está em constante evolução à medida que novos desafios e oportunidades emergem na agenda global de sustentabilidade.
Vantagens da certificação ESG para farmácia
Acesso a Linhas de Crédito e Financiamento
Caso sua loja adote a ESG como uma das ideias inovadoras para farmácias, pode resultar em melhores condições de empréstimos e acesso a linhas de crédito mais favoráveis, uma vez que empresas certificadas ESG podem ser percebidas como menos arriscadas pelos bancos e instituições financeiras.
Melhora a Reputação da Farmácia
Empresas certificadas ESG frequentemente desfrutam de uma reputação mais positiva junto aos consumidores, isto é, são melhores vistos pela sociedade, pelo fato de assumirem um compromisso com o meio ambiente.
Isso pode levar a um aumento da fidelização do cliente e a uma percepção mais favorável da marca, além disso, ter a ESG como uma das ideias inovadoras para farmácias é uma questão de diferenciação de mercado.
Preferência do Consumidor
Consumidores estão cada vez mais conscientes das práticas ambientais e preferem cada vez mais apoiar empresas que adotam responsabilidade ambiental, social e de governança.
A certificação ESG como uma das ideias inovadoras para farmácias pode atrair consumidores que valorizam essas práticas, ou seja, a farmácia consegue atingir um novo nicho de clientes, resultado no aumento das vendas.
Conclusão sobre ideias inovadoras para farmácias
Muitas das ideias inovadoras para farmácias apresentadas ao longo desse texto são futuristas e ainda estão um pouco distante de serem aplicadas no contexto de muitos estabelecimentos farmacêuticos.
Contudo, é preciso estar ciente das ideias inovadoras para farmácias que podem surgir para que sua loja possa ser uma pioneira, aderindo antes da concorrência e se destacando no mercado.
Agora que você já conferiu algumas das ideias inovadoras para farmácias, convidamos você a conhecer um sistema de automação e gestão mais inovador do mercado: o InovaFarma!
Fale agora mesmo com nosso especialista para conhecer nossas soluções inovadoras para sua farmácia. Se preferir, chame direto pelo WhatsApp!
E se você gostou de saber sobre as ideias inovadoras para farmácias, então se inscreva no nosso Canal do YouTube e nossas páginas do Facebook e Instagram para ter mais ideias inovadoras para farmácias.