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Métricas de vendas: conheça as principais e saiba como mensurá-las

Métricas de vendas: conheça as principais e saiba como mensurá-las

INOVAFARMA
13 de fevereiro de 2019
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Se você é o proprietário de uma farmácia ou drogaria, é bem provável que se preocupe com a lucratividade do seu estabelecimento, não é mesmo? É por isso que conhecer as métricas de vendas é tão importante. Esses indicadores podem ser úteis para tomar ações que aumentem a quantidade de compras feitas pelos clientes na...

Se você é o proprietário de uma farmácia ou drogaria, é bem provável que se preocupe com a lucratividade do seu estabelecimento, não é mesmo? É por isso que conhecer as métricas de vendas é tão importante. Esses indicadores podem ser úteis para tomar ações que aumentem a quantidade de compras feitas pelos clientes na farmácia.

Neste post, vamos explicar o que são as métricas de vendas. Quais são as principais delas e como mensurá-las de forma prática, com o auxílio de ferramentas tecnológicas. Acompanhe e confira!

O que são métricas de vendas e qual a sua relevância para farmácias?

As métricas de vendas nada mais são do que indicadores que demonstram informações sobre as vendas de uma empresa. Esses dados devem servir como norte para que melhorias sejam implementadas. A relevância para as farmácias está justamente nesse sentido. Assim, se as vendas estiverem muito abaixo do esperado e previsto no planejamento estratégico, deve-se buscar por ações que proporcionem melhorias.

Além do mais, as métricas facilitam para que as diretrizes da cultura organizacional da empresa sejam cumpridas. Geralmente, ao estipular missão, visão e valores, as organizações estipulam metas a serem alcançadas. Conhecer indicadores de desempenho é interessante para que isso se efetive.

Quais são as principais métricas de vendas que devem ser acompanhadas?

Existem diversas métricas de vendas que podem ser acompanhadas em uma farmácia. No entanto, isso não quer dizer que todas elas precisam ser verificadas por todos os estabelecimentos desse tipo.

Dependendo dos seus objetivos, algumas podem ser mais ou menos importantes. A seguir vamos explicar as principais delas. Veja!

Número de clientes atendidos

Essa é a métrica mais fácil de ser mensurada e acompanhada por uma farmácia. Afinal, se você tem um sistema de vendas, ele fará esse registro e basta analisar o resultado ao final do dia, semana ou mês.

A ideia é que você utilize esses dados para verificar o resultado das campanhas de marketing, por exemplo. Se você deseja descobrir que tipo de mídia atrai mais consumidores para a sua farmácia, pode fazer testes.

Assim, em uma semana você pode fazer anúncios em uma emissora de rádio e analisar quantas pessoas foram até a drogaria nesse período. Na semana seguinte, pode desenvolver uma campanha nas redes sociais e faz o comparativo

Ticket médio

Ele demonstra a média de dinheiro que cada venda traz para a farmácia. A relevância desse cálculo se justifica pelo fato de que não adianta receber muitos clientes na drogaria, se todos fizerem compras de valores muito baixos.

A partir do conhecimento do ticket médio é possível desenvolver estratégias para impulsionar as vendas e atender menos pessoas, ganhando mais dinheiro. Entre essas ações que podem ser realizadas é a venda de produtos de conveniência no balcão da farmácia.

Assim, o cliente poderá comprar balas, alguns tipos de alimentos, preservativos, entre outros itens que talvez não estivessem em seu planejamento inicial de compra. Algumas farmácias também prestam serviços como o recebimento de boletos com códigos de barra e vendas de crédito para celular. Isso tudo contribui para o aumento do ticket médio.

Custo de aquisição de clientes

O CAC é uma métrica que demonstra o valor que uma empresa gasta para que um cliente seja alcançado. Para calculá-lo é bastante simples: basta somar todos os custos que a farmácia tem em relação a vendas e marketing e dividir o valor obtido pela quantidade de novos clientes adquiridos no período.

A ideia do CAC é saber se os valores investidos em marketing realmente estão sendo convertidos em vendas e trazendo resultados positivos para a sua drogaria.

Taxa de conversão

A taxa de conversão tem o objetivo de verificar o rendimento de cada vendedor ou atendente de balcão da farmácia. Ela tem o objetivo de verificar quantas vendas são feitas por cada colaborador, a partir da quantidade total de pessoas que entram na drogaria.

Para calcular a taxa de conversão, deve-se conhecer a média de pessoas que vão até a farmácia em determinado período e multiplicar pelo número de vendas executadas por cada vendedor. Depois disso, deve-se dividir o número por 100.

Com esse número em mãos, você poderá saber se o atendimento prestado pelos vendedores tem uma média ou se alguns vendem muito mais do que os outros. Nesse caso, podem ser tomadas as medidas cabíveis para regularizar a situação.

ROI

O retorno sobre o investimento demonstra o feedback financeiro que a sua farmácia teve ao desenvolver uma campanha de marketing com foco na geração de vendas.

Se você montou um kit especial para uma data comemorativa, como o Dia das Mães, e desenvolveu uma campanha publicitária para isso, pode mensurar o ROI que ela obteve.

Sua fórmula é bastante simples. Basta que você calcule a diferença entre o valor total das receitas obtidas e o custo total da ação. Em seguida, faça a divisão desse número novamente pelo custo.

Se o ROI apresentar um resultado maior do que zero, significa que você ganhou dinheiro. No entanto, se for negativo, representa que não houve êxito na estratégia.

Existem ferramentas que possibilitem o acompanhamento de métricas?

Sim, hoje em dia existem soluções tecnológicas, como os softwares de gestão, que são excelentes opções para que os proprietários ou gerentes de farmácias acompanhem as métricas de vendas.

Com um software de gestão é possível fazer todo o acompanhamento das vendas, verificando as quantidades, o vendedor que executou a ação, os produtos que foram vendidos em cada operação etc.

Todos esses dados geram subsídios para que o gestor da farmácia possa fazer os cálculos das métricas de vendas e, assim, tomar decisões estratégicas para o negócio.

Agora você já conhece as principais métricas de vendas importantes para a sua farmácia e como mensurá-las. Por isso, não deixe de executar esses conhecimentos e obter mais resultados positivos na drogaria.

E para aumentar as suas vendas o quanto antes, recomendamos que você faça a leitura do nosso artigo “6 estratégias que sua farmácia pode adotar para aumentar as vendas”. Confira agora mesmo!

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