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Saiba como definir o preço de venda dos medicamentos na farmácia

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Saber como definir o preço de venda na farmácia para conseguir boas margens de lucro e ainda sim ter uma precificação competitiva com o mercado de varejo farmacêutico não costuma ser uma tarefa tão simples para os donos de farmácias de drogarias.

Para definir uma boa estratégia de precificação e assim ter um preço de venda compatível com os custos e despesas do negócio é preciso conhecer as fórmulas e estratégias de como calcular preço de custo dos produtos e de como fazer a atualização dos preços.

Nesse artigo mostraremos estratégia de preços de vendas que podem ser aplicadas no varejo farmacêutico para manter o lucro e ainda sim conseguir pagar os custos e despesas fixas e variáveis da farmácia. Pronto para definir o preço de venda dos medicamentos da sua farmácia? 

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Como definir o preço de venda

O dinheiro que entra no caixa da farmácia deve cobrir diretamente todas as despesas e custos do estabelecimento (água, luz, salários, fornecedores, impostos, etc.).

Então é fundamental que o Preço de Venda praticado seja suficiente para pagar todas essas contas e além disso sobre uma quantia no final do período, o chamado lucro.

Para que tudo isso seja possível é necessário adotar um Preço de Venda que seja compatível com o negócio. Em outras palavras, o Preço de Venda deve seguir uma fórmula matemática que expresse corretamente todas os custos e despesas que deverão ser pagos, e que seja capaz de projetar o faturamento em vendas necessário para tornar o negócio rentável.

Abaixo apresentamos fórmulas simples que são cabazes de nos dizer qual o Preço de Venda a ser praticado:

Como definir o preço de venda de um produto

(L = PVm – (CV + DC + DF)

Onde:

L = Lucro (unitário)

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PVm = Preço de venda praticado pelo concorrente  

CV = Custo Variável

DC = Despesas Comerciais

PF = Parcela de Despesa Fixa

Repare que nessa primeira fórmula, o Preço de Venda (PVm) é estabelecido pelo próprio mercado concorrente, ou seja, é o preço que está sendo cobrado pelas outras farmácias e drogarias da região. Se você também seguir esse preço, é muito provável que não conseguirá pagar seus próprios custos e despesas fixas e variáveis.

Isso acontece, pois esses custos e despesas não são iguais para todos os estabelecimentos, cada qual possui estruturas financeiras diferentes para cada realidade.

Entretanto, nada impede da sua farmácia adotar essa fórmula para formar o Preço de Venda, porém será necessário manter as despesas fixas muito reduzidas para tentar manter a margem de lucro.   

Se você mexer no preço de venda para cobrir os custos e despesas, primeiro que você perderá muitos clientes para os concorrentes mais baratos, e segundo, existem normas que estabelecem o Preço Máximo ao Consumidor (PMC) estabelecidos pela lista CMED, que não permitem cobrar qualquer tipo de preço.

Agora se o Preço de Venda for menor que os custos e despesas, você não terá lucro. Vamos agora analisar outra fórmula para formar o preço de venda que a farmácia deseja trabalhar.

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Como calcular preço de venda com base nos custos

P (PVd = CV + DF + DC + L)

Onde:

P = Preço de venda

PVd = Preço de Venda que deseja praticar

CV = Custo Variável

DF = Despesa Fixa

DC = Despesas Comerciais

L = Lucro

Nessa segunda fórmula, você tem a certeza de cobrir todos os seus custos e despesas através do Preço de Venda. O grande problema é que esse preço é muito bom para o seu negócio, mas do ponto de vista dos clientes, não é tão atraente assim.

Note que na primeira fórmula, o Preço de Venda é atraente para os clientes e compete com os concorrentes, porém não é capaz de cobrir os custos e despesas da sua farmácia.

Já na segunda fórmula, o Preço de Venda cobre todos os seus custos e despesas, entretanto não é competitivo o suficiente para fazer as pessoas comprarem. Então o que fazer agora?

Esse é o grande desafio de todos os empresários donos de farmácias e drogarias, encontrar um preço que seja bom o suficiente para pagar os custos e despesas, ser competitivo diante da concorrência e ainda sim ter uma margem de lucro satisfatória.

Como definir o preço de venda na farmácia

Essa tarefa realmente não é fácil, mas pode ser feita, comece pelos seguintes passos para definir o preço de venda na farmácia:

  1. Faça uma pesquisa dos preços que os seus concorrentes estão praticando para os mesmos produtos;
  2. Se o seu preço for maior que da concorrência, então você terá que reduzir gastos ou margem de lucro para poder cobrir, isso é ruim, mas não impossível de ser feito!
  3. Agora, se o seu preço de venda for menor que o concorrente, você tem o poder de competição do mercado, isso é ótimo!

Conclusão

Sem dúvida que saber como definir o preço de venda na farmácia é crucial para a sobrevivência do negócio no mar de tanta concorrência e disputa por novos clientes. Nesse cenário a farmácia precisa contar com um bom software que possua ferramentas capazes de auxiliar na precificação e automatizar a atualização dos preços dos medicamentos.

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