15 49.0138 8.38624 arrow 0 bullet 1 4000 1 horizontal https://www.inovafarma.com.br/blog 300 true 4000
Please assign a Header Menu.
Dicas para aumentar a produtividade do gestor de farmácia

6 dicas para aumentar a produtividade do gestor de farmácias

INOVAFARMA
25 de outubro de 2018
267 Visualizações
Ser o gestor de um negócio como uma farmácia requer muitas competências, habilidades e atitudes. Além de se preocupar com a equipe, esse profissional deve focar em melhorar seu desempenho. Isso é importante porque um líder que dá o exemplo e apresenta resultados inspira seu time a atuar da mesma forma, o que é essencial...

Ser o gestor de um negócio como uma farmácia requer muitas competências, habilidades e atitudes. Além de se preocupar com a equipe, esse profissional deve focar em melhorar seu desempenho. Isso é importante porque um líder que dá o exemplo e apresenta resultados inspira seu time a atuar da mesma forma, o que é essencial para o sucesso do negócio.

Neste artigo vamos apresentar dicas para aumentar a produtividade na gestão da sua farmácia. Você conferirá questões como a necessidade de estar atualizado com inovações do mercado; a organização e delegação de tarefas; a proposição de feedbacks das ações; a necessidade de ser flexível a mudanças; o estabelecimento metas claras, e a utilização softwares de gestão. Acompanhe!

1. Manter-se atualizado com as inovações do mercado

É muito difícil liderar uma equipe e exigir mais produtividade e melhorias se o líder não detém um conhecimento atualizado sobre as novidades da sua área de atuação. Isso torna-se ainda mais importante nos dias atuais, em que as mudanças acontecem muito rápido e em um ritmo exponencial.

Por isso, mais do que nunca, é indispensável que o gestor esteja totalmente alinhado às tendências, ideias e soluções que facilitam o seu trabalho no dia a dia e demonstram proatividade aos clientes.

Com a internet, existem infinitas fontes de boas informações, que possibilitam um aprendizado contínuo e efetivo, mesmo que você não tenha tempo de sobra para estudar. Mídias como blogs e podcasts — para ouvir no trânsito, por exemplo —, palestras, cursos, seminários e afins possibilitam estar sempre com uma nova informação sobre um medicamento na ponta da língua, que pode ser essencial para aumentar suas vendas.

2. Organizar e delegar tarefas

Em uma empresa, o excesso de atividades pode gerar inúmeros confusão e erros de comunicação. Para evitar que isso aconteça, é essencial que você se organize da melhor forma possível e desenvolva a habilidade de delegar atividades para a sua equipe. Afinal de contas, uma postura centralizadora pode ser um verdadeiro tiro no pé do negócio.

Agindo assim, em vez de passar uma imagem de superprofissional, você acaba herdando uma sobrecarga profissional, o que também gera uma sensação de impotência entre os colaboradores. Com isso, o engajamento e a produtividade da equipe serão afetados e os resultados da empresa provavelmente ficarão aquém do esperado.

Para evitar esse tipo de situação, é essencial que todo gestor seja capaz de delegar tarefas. Ao fazer isso, é indispensável deixar bem claro quem ficará responsável por cada tarefa. Da mesma forma, o prazo para a conclusão das atividades também tem de estar muito bem alinhado junto aos funcionários.

A fim de que o processo aconteça com sucesso, é fundamental conhecer as características, habilidades e pontos de melhoria dos seus liderados. Dessa forma, será possível direcionar as atividades conforme o perfil de cada funcionário, o que será crucial para a farmácia conquistar seus objetivos .

3. Propor feedbacks das ações

Para que aumentar sua capacidade produtiva, é muito interessante que o gestor de uma farmácia tenha uma postura digna dos grandes líderes e se abra para receber feedback dos seus atendentes — se for o caso, o retorno pode ser dado até mesmo de forma anônima. O mais importante é que todos tenham clareza em relação à efetividade das suas ações no dia a dia do negócio.

Em muitas situações, os funcionários trarão sugestões que o líder não se atentou e isso pode ser fundamental para que novas ações sejam implementadas na operação. Lembre-se de não cair no erro de achar que, por estar em um cargo de liderança, o gestor sempre sabe mais do que os subordinados. O conhecimento e as habilidades são vias de mão dupla e, quando integradas, podem beneficiar a empresa como um todo.

4. Ser flexível e aberto a mudanças

A figura e o papel do líder mudou de forma acentuada ao longo dos tempos. Nos dias de hoje, por exemplo, é totalmente possível controlar projetos e pessoas a distância, algo que era impensável há alguns anos. Nesse sentido, é cada vez mais indispensável para o gestor se abrir para o novo e para mudanças que muitas vezes são inevitáveis.

Atuar nesse contexto significa que o líder está aberto para receber novas ideias e sugestões para otimizar os processos e a gestão do negócio como um todo. Com isso, os profissionais se mostrarão mais motivados e mais dedicados na realização das atividades.

5. Estabelecer metas claras

É essencial estudar o cenário no qual seu negócio está inserido de forma minuciosa. A partir do momento em que o gestor vislumbra as diversas possibilidades, fica muito mais fácil estabelecer metas claras. Além de claras, é fundamental que essas metas também sejam possíveis de serem alcançadas.

Portanto, apesar da necessidade de propor objetivos ousados, eles precisam ser viáveis. É preciso lembrar que não adianta propor metas mirabolantes se elas estiverem distantes da realidade do negócio. Para fazer isso, você pode trabalhar a metodologia SMART, que é composta pelos seguintes fatores:

  • Específico: a meta precisa ser muito bem compreensível para todos;
  • Mensurável: é essencial mensurar todas ações, até o resultado final;
  • Alcançável: as metas têm de ser palpáveis e afins à realidade das empresa;
  • Relevante: o objetivo tem de ser relevante, conforme com as estratégias estabelecidas;
  • Temporal: é crucial determinar um prazo para os objetivos a serem cumpridos.

6. Utilizar softwares de gestão

Atualmente, a transformação digital é um fenômeno que invadiu o dia a dia das pessoas, influenciando a forma com elas se comportam e consomem. No caso das empresas, acontece a mesma coisa. Mais do que nunca, os negócios precisam se adaptar à realidade tecnológica demandada pelo mercado.

Nesse sentido, o gestor deve estar atento para substituir determinadas tarefas que são realizadas de forma manual e burocrática, de forma que elas sejam substituídas por softwares de gestão que tornam os processos mais otimizados. Assim, fica muito mais fácil para seu negócio atingir seus objetivos e bater suas metas.

Para isso, é preciso ter muita atenção. Mais do que adotar novas tecnologias, é essencial que isso seja feito para facilitar o trabalho dos colaboradores e atender às necessidades dos consumidores.

E aí, o que achou dessas dicas para aumentar a produtividade do gestor? Colocando essas ideias em prática, com certeza a sua farmácia estará muito mais preparado para inovar e otimizar processos e se estabelecer em um contexto de crescimento contínuo e sustentável.

Se você acha que é o momento de adotar um sistema para melhorar a gestão da sua farmácia, entre em contato com a gente! Estamos preparados para atendê-lo com soluções que podem ser essenciais para os próximos passos e para os avanços do seu negócio.

INOVAFARMA

Sistema para farmácias e drogarias em > Solicite sua Demonstração!
Entre em contato pelo e-mail ou telefone.
contato@inovafarma.com.br
(17) 3624-2110
INOVAFARMA
Comentarios 0

Deixe uma resposta